Por Abigail
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#117132
Na série sul-coreana “Flower of Evil” um caso de um suicídio desencadeia a investigação de uma rede de tráfico de pessoas que atrai homens, mulheres e crianças por meio de anúncios de emprego que são vendidos para diversos segmentos como o sexual, manual e adoção ilegal de menores e assassinos em série. Paralelo a isso, no Brasil de forma silenciosa isso também se reproduz, devido à falta de atenção dos governantes na investigação e educação da população fazendo com que o indivíduo perca o seu direito de liberdade e condição de vida.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o tráfico humano é o terceiro negócio ilegal mais rentável do mundo, porém nos noticiários, mídias sociais e pautas de governo ela mau é citada ou aparece. Nesse sentido, Jean-Paul Sartre, em sua obra “O ser e o nada”, desenvolveu o conceito “acomodação social”, segundo o qual há alguns assuntos delicados que são excluídos da apreciação coletiva e se tornam invisíveis. Com efeito, os principais alvos são pessoas pobres, com pouca escolaridade e às vezes sem família, ocasionando que o seu desaparecimento não seja notado, haja visto que a promessa de emprego que pode mudar a vida da vítima, se tornando então uma lembrança esquecida pelos seus conhecidos.
Ademais, vale ressaltar que esse ato de contrabando de seres vivos age de maneira escravatória, obrigando os sujeitos a trabalharem no comércio sexual, têxtil e a adoção. Aliado a isso, as condições básicas de moradia e de alimentação são precárias, estando preso com um grupo de pessoas. Nesse contexto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante o acesso à liberdade, alimentação, segurança e saúde, todavia, as pessoas traficadas perderam todo o privilégio, por mais simples que seja, que possuía, sendo vistos e tratados como mercadorias, servindo apenas para gerar dinheiro, e quando a única prestabilidade que eles tem terminam são descartados pela forma de morte, sendo anulada completamente a sua subjetividade e empatia pelo próximo..
É necessário, portanto, medidas que realmente possam mudar esse cenário. Diante disso, cabe ao Ministério do Trabalho propor projetos que veiculem à comunidade com o intuito de promover a educação sobre a temática, informando todos os passos do processo de aliciamento até a privação de liberdade. Assim como, a fiscalização de sites e estabelecimentos comerciais que propagam a promessa de emprego, para comprovar se realmente é legal ou se há alguma organização ilegal por de trás, com o propósito de proteger e investigar para conseguir combater esse entrave e assegurar o maior privilégio que alguém pode ter que é a sua liberdade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por hgdgc
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#117152
Vamos lá, na introdução, acho importante destacar a tese de forma mais clara, indicando o enfoque da redação e a resposta ao tema proposto.
No desenvolvimento,você aborda a invisibilidade do tráfico humano e a vulnerabilidade das pessoas mais pobres e com pouca escolaridade. A referência a Jean-Paul Sartre é ótima, mas seria interessante relacionar o conceito de "acomodação social" ao tráfico de pessoas de forma um pouco mais explícita.
O parágrafo seguinte aborda as condições de escravidão, exploração sexual e precariedade das condições de vida das vítimas. É importante ressaltar que essas afirmações precisam ser sustentadas por evidências concretas, como dados estatísticos, estudos ou relatórios de organizações especializadas.
A conclusão apresenta propostas para combater o tráfico de pessoas, como projetos de educação e fiscalização. No entanto, essas medidas poderiam ser mais detalhadas e complementadas com outras ações possíveis, como o fortalecimento da cooperação internacional e a criação de políticas de proteção às vítimas.
No geral, a redação apresenta uma análise superficial do tema e falta embasamento mais sólido para sustentar as afirmações feitas.
Para melhorar te indico assistir esse vídeo sobre redação:
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