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Por TavioCorteze
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#123995
->No filme "Som da Liberdade", baseado em acontecimentos reais, é retratado uma realidade perturbadora, em que crianças são vítimas de algo desumano, o tráfico de pessoas. A obra expõe a forma como começa o ato, e muitas vezes, em como termina, que raramente é com o resgate da criança. Entretanto, o que mais é destacado, transmitindo até mesmo uma mensagem direta ao telespectador no final da obra, é a pouca visibilidade concedida a esse tema. Como apontado no filme, a falta de interesse da população, junto a desinformação e um governo que não cumpre sua função, facilitam com que esse crime continue ocorrendo.
-> Dessa forma, é necessário ressaltar a falta de atitude por parte do governo, uma vez que eles respondem aos principais anseios da população, que por grande maioria relevam a existência desse impasse. Evidentemente, diversos problemas assolam o cidadão brasileiro diariamente, no entanto, uma pequena parcela da população sofre com algo perturbador, que é o tráfico humano. Pessoas desaparecem, e seus paradeiros resultam apenas em um arquivo burocrático, sem um grande envolvimento por parte dos responsáveis. Isso acontece devido à falta de visibilidade do assunto em questão. Diversos temas são abordados, e o Estado termina por praticamente ignorar este. Embora que todas as pessoas sejam uma possível vítima, elas tendem a ignorar algo que nunca as afetou diretamente, porém isso pode acontecer com qualquer um.
->Segundo o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes, dentre 158 pessoas resgatadas, 60 alegam que tinham uma relação de trabalho com o infrator, e 58 já tinham certa confiança sobre o mesmo. Isso se deve a diversos fatores, como propostas de emprego, promessas sedutoras, convites tentadores para diversas áreas, como modelo, que a propósito, foi um dos meios utilizados no filme. Evidentemente, essas pessoas foram persuadidas a ponto de se tornarem novas vítimas. Esse é resultado da falta de conscientização, podendo os envolvidos serem crianças ou não. Immanuel Kant disse "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", logo, jovens alienados sobre o assunto tendem a serem mais suscetíveis a tal crime.
->Portanto, denota-se a falta de conscientização em relação a um problema crescente. Dito isso, o Ministério das comunicações, em parceria ao Ministério da Educação, devem implementar um programa educacional, visando conscientizar as crianças desde seu primeiro ano escolar, por meio de palestras, atividades e histórias, pois como dito no filme, a pessoa mais poderosa do mundo é o contador de histórias. Ademais, é imprescindível que se torne um tema frisado com frequência, não só nas escolas, mas em qualquer fonte de informação, visto que muitos jovens não frequentam locais de ensino. Utilizando tais meios, os jovens conscientizados poderão repassar tal conhecimento, contribuindo aos esforços do governo. Por conseguinte, o número de pessoas conscientizadas irá aumentar e o tráfico de seres humanos diminuirá drasticamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por ericks
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#124029
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. (160/200)

Há um bom domínio da norma culta, porém, alguns erros gramaticais e de concordância prejudicam a fluidez e a clareza do texto.

Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. (200/200)

Há uma boa compreensão do tema proposto, com a aplicação de conceitos relacionados ao tráfico de pessoas e sua abordagem no filme "Som da Liberdade".

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (120/200)

Você apresenta informações relevantes sobre o tema, embora a estrutura argumentativa poderia ser mais consistente em alguns trechos, tive dificuldade de entender algumas coisas.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (160/200)

Há uso de recursos argumentativos, como citações, embora ocorram erros de concordância que prejudicam a qualidade da escrita

Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. (200/200)

Sua proposta de solução é relevante e bem estruturada, considerando a importância da conscientização desde a infância.

Nota Final: 840/1000

Sua redação apresenta argumentos pertinentes e uma proposta de solução adequada, mas os erros de pontuação e concordância precisam de atenção para aprimorar a clareza e a fluidez do texto. Se corrigidos, sua redação pode atingir uma pontuação mais elevada.
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