Avatar do usuário
Por BiancaStudy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118049
O Brasil é atualmente um dos países com maior índice de desigualdade social. Em tal perspectiva, sem o Sistema Único de Saúde (SUS) haveriam ainda mais brasileiros sem acesso à hospitais, vacinas, remédios e tratamentos. Valorizar e exigir qualidade na rede pública de saúde é um poder legítimo.
Segundo a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, mas frequentemente é perceptível a falta de infraestrutura e planejamento quando se trata de assegurá-lo. Falta de profissionais qualificados, carência de medicamentos, dificuldade de acesso à postos médicos em regiões mais afastadas dos grandes centros são alguns dos fatores que impedem a população de desfrutar de uma boa qualidade de vida e por consequência, se orgulhar do SUS.
Em contrapartida, se não existisse um sistema público e gratuito de saúde, milhares de cidadãos brasileiros enfrentariam enormes dívidas na rede privada ou se quer teriam acesso a um ambiente de saúde devido à falta de recursos e sofreriam sem assistência para tratamento de debilidades de soluções simples que, sem auxílio, poderiam se agravar para situações mais graves e talvez irreversíveis. Desde o combate à dengue à transplantes de órgãos, o SUS contribui na promoção da saúde tanto aos que o usam direta ou indiretamente. A importância da estima ao Sistema Único de Saúde é evidente para preservar e aprimorá-lo.
Portanto, cabe ao Governo Federal e, principalmente ao Ministério da Sáude, cumprir com a Constituição Federal e fomentar medidas públicas que melhorem a infraestrutura e abrangência do SUS em todo país para que seus habitantes reconheçam e usufruam de sua grandeza.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por hyorrans
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118336
Oii, pra começar não sou um corretor profissional estou aprendendo ainda, vou pontuar algumas coisas na sua redação que tiraria pontos.

Primeiro, sua introdução, você começa falando sobre o Brasil ter um alto índice de desigualdade, mas não há um fundamento o que seria considerado algo de autoria sua, cuidado com isso, não acho que perderia pontos.
Você faz uma abordagem completa do tema, usando todas as palavras da frase temática e repertórios relacionados ao tema. :D C2(200)
No d1 você fala sobre a valorização do sus e suas dificuldades devido ao falta de atuação do Estado, acho que você poderia ter aprofundado um poucos mais nas causas que você citou como a falta de médicos, medicamentos... tirando isso um ótimo parágrafo :)
No d2 pela introdução da um sentindo que você falaria sobre exigir um sistema de saúde de qualidade, no parágrafo é discutido sobre a inexistência do sus e suas causas, fazendo você perder ponto na c3, onde seu projeto de texto está prejudicado e dificultando o corretor a entender qual o sentindo você estava tomando ao fazer o texto. C3 (120 pontos)
Na conclusão você faz a solução dos problemas relacionado ao tema e sobre o que você falou no decorrer do texto, mas não atingiria os 200 pontos pois não há um detalhamento, como aconteceria essa melhora de estrutura e abrangência, por meio de quem... C5(160 pontos)
Sobre os recursos coesivos C4, não há muitos no texto, faltando alguns pra ter uma coesão legal entre as frases.
C4 (120 pontos)
A C1 eu tenho uma certa insegurança de pontuar ainda hsoahoqjsish, não sei se ajuda uma correção assim, mas se ajudar fico feliz.
2
Avatar do usuário
Por BiancaStudy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118375
@hyorrans,
hyorrans escreveu:Oii, pra começar não sou um corretor profissional estou aprendendo ainda, vou pontuar algumas coisas na sua redação que tiraria pontos.

Primeiro, sua introdução, você começa falando sobre o Brasil ter um alto índice de desigualdade, mas não há um fundamento o que seria considerado algo de autoria sua, cuidado com isso, não acho que perderia pontos.
Você faz uma abordagem completa do tema, usando todas as palavras da frase temática e repertórios relacionados ao tema. :D C2(200)
No d1 você fala sobre a valorização do sus e suas dificuldades devido ao falta de atuação do Estado, acho que você poderia ter aprofundado um poucos mais nas causas que você citou como a falta de médicos, medicamentos... tirando isso um ótimo parágrafo :)
No d2 pela introdução da um sentindo que você falaria sobre exigir um sistema de saúde de qualidade, no parágrafo é discutido sobre a inexistência do sus e suas causas, fazendo você perder ponto na c3, onde seu projeto de texto está prejudicado e dificultando o corretor a entender qual o sentindo você estava tomando ao fazer o texto. C3 (120 pontos)
Na conclusão você faz a solução dos problemas relacionado ao tema e sobre o que você falou no decorrer do texto, mas não atingiria os 200 pontos pois não há um detalhamento, como aconteceria essa melhora de estrutura e abrangência, por meio de quem... C5(160 pontos)
Sobre os recursos coesivos C4, não há muitos no texto, faltando alguns pra ter uma coesão legal entre as frases.
C4 (120 pontos)
A C1 eu tenho uma certa insegurança de pontuar ainda hsoahoqjsish, não sei se ajuda uma correção assim, mas se ajudar fico feliz.
Muito obrigada pelos toques, vou tentar ajustar nas próximas redações. Fiquei muito grata por sua ajuda! 😁😘
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Caminhos para a valorização do SUS
por marrquess    - In: Outros temas
0 Respostas 
208 Exibições
por marrquess
0 Respostas 
120 Exibições
por Camillecsil
0 Respostas 
103 Exibições
por Djulyn
Valorização do SUS
por Vinissin    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por Vinissin
0 Respostas 
124 Exibições
por namu
0 Respostas 
132 Exibições
por leticiam475
0 Respostas 
139 Exibições
por leticiam475
1 Respostas 
140 Exibições
por johngurgel
0 Respostas 
90 Exibições
por marilene233
0 Respostas 
89 Exibições
por KaylaAnjos
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM