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Por anamclara650
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De acordo com romance filosófico "Utopia", criado pelo inglês Thomas Morus no século XVI, retrata uma civilização perfeita e idealizada, na qual a engrenagem social é altamente segura e desprovida de conflitos e problemas. Tal obra fictícia, mostra-se distante da realidade quando ainda é notável problemáticas como o abuso nos meios de comunicação. A situação é um grande desafio para manter essa liberdade de expressão e ao mesmo tempo conter os abusos porque como a própria maneira que a mídia se organiza no Brasil é algo extremamente desafiador. Esse panorama lamentável ocorre não em só razão do pouco conhecimento da população sobre esses abusos, mas também do oligopólio dos veículos de comunicação. Desse modo, torna-se fundamental a análise dessa conjuntura para reverter esse quadro.

A princípio, vê-se que a população tem pouco conhecimento sobre os abusos cometidos pela mídia na maneira de tratar a informação, como o sensacionalismo a postura na comunicação em massa, em que os eventos e assuntos das histórias são exibidos de maneiras muito exageradas, para aumentar a audiência. Ás vezes até colocando a vida de pessoas em risco, como foi no caso Éloa ocorrido em 2008, ela foi sequestrada e ameaçada com uma arma pelo ex-namorado por 72 horas, os veículos de comunicação estavam praticamente fazendo plantão do caso, quase todos eles estavam ao redor do prédio onde ela estava, eles estavam cumprido ao vivo na hora em que a polícia invade o apartamento, o ex-namorado vendo tudo pela televisão dá dois tiros em Éloa que acaba falecendo. Nesse caso, a mídia invadiu demais logo arrumando um problema ainda maior. As fake news também podem ser uma forma de abuso da mídia, já que é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes. Como aconteceu no caso Lázaro, ocorrido em 2021, os jornais buscaram todos os possíveis parentes do Lázaro, para buscar e mostrar informações e divulgar informações sobre a vida dele, fizeram uma cobertura super completa. Até aparecer um homem, que não tinha conexão com o caso, saiu do matagal em uma regiam onde informaram que o Lázaro poderia estar, esse homem foi assassinado pelo moradores da região por confundirem ele com o Lázaro Logo, esses são pontos cruciais a serem combatidos.

Ademais é importante salientar sobre oligopólio dos veículos de comunicação, temos poucos donos que são responsáveis por muitos veículos de comunicação no Brasil. De acordo com o art. 220 da Constituição brasileira, os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. Sob esse viés, tem-se como consequência esses veículos começam a deter informação como um todo. Isso acontece porque até agora não tivemos nenhum governo que batesse de frente de fato com os grandes veículos de comunicação. Dessa forma, para que haja fim destas questões é preciso que todos cobrem ações preventivas igualitárias.

Portanto e mediante dos fatos supracitados, anteriormente, medidas precisam ser tomadas, a primeira delas é a necessidade do ministério da educação discutir á respeito do funcionamento da mídia e da possível manipulação nas instituições de ensino para que as pessoas nas escolas aprendam mais sobre esse assunto e pra quê elas possam de fato perceber essa manipulação de forma clara, além disso, o governo federal deve de fato proibir a formação de oligopólio e literalmente regulamentar a mídia no Brasil, criando uma lei especifica para definir como deve funcionar, por exemplo, essa propriedade de veículos de comunicação. Dessa forma, pode-se á concretizar a "Utopia" de Morus na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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