Em primeiro lugar, no que se refere ao panorama supracitado é relevante frisar o quanto as mídias são falhas ao propagarem os vapes e submeterem a nação aos óbices do uso desse produto. Paralelo a isso, o escritor indiano George Orwell retrata em "1984" um Estado totalitário que, diariamente, controla e manipula todo tipo de informação a fim de moldar a opinião pública a favor do Estado. Sob esse viés, ao utilizar propagandas e estratégias de marketing — a exemplo, o uso de influenciadores digitais —, o vaporizador de nicotina passa a ser disseminado como uma "alternativa saudável para o cigarro tradicional" e em virtude da própria manipulação, os veículos de comunicação banalizam fatos científicos que comprovam os perigos para a saúde dos indivíduos e os incluem em uma "bolha" onde o e-cig é atraente e seguro. Logo, o pensamento de Orwell, em "1984", é condizente com a realidade.
Simultaneamente, vale ressaltar que a falta de informação é fruto da manipulação da mídia e também uma impulsionadora da exposição do dispositivo eletrônico de vaporização e das implicações para a integridade dos indivíduos. Tal fato, é análogo à frase do sociólogo francês Émile Durkheim, a qual ele alega que "O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende". Desse modo, enquanto as plataformas midiáticas não mencionam os danos causados de uso dos vapes, a sociedade desconhece os riscos, justamente, por não usufruir do conhecimento necessário para distinguir os perigos e restringir a exposição do cigarro eletrônico nos meios de comunicação. Portanto, é imprescindível a necessidade de uma intervenção.
Destarte, urge que o Ministério da Saúde — órgão responsável pela saúde no país — crie campanhas publicitárias, por meio de verbas governamentais, a fim de explicar os riscos acerca do cigarro eletrônico, evitando a manipulação. Ademais, cabe ao Ministério das Comunicações disseminar campanhas nas redes sociais, com o intuito de conscientizar a população e diminuir a carência de informação. Após tais medidas, será possível minimizar o glamour associoado aos vapes como difundido na 7° arte e os danos ao bem-estar social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.