Diante de tal conjuntura, é imperioso destacar a omissão estatal na problemática. Nesse sentido, para John Locke, filósofo inglês, os cidadãos cedem sua confiança ao Estado que, por outro lado, deve garantir os direitos básicos a eles. Todavia, a máquina pública rompe a tese de Locke ao não ofertar propostas significativas que, potencialmente, objetivem o acesso ao trasporte público no Brasil, a exemplo da criação de políticas públicas de saúde voltadas a conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. Por conseguinte, tal displicência afeta diretamente o bem-estar da comunidade, levando-os a uma condição de risco. Logo, é urgente a adoção de uma nova conduta do Estado frente a esse contratempo.
Outrossim, é igualmente necessário discutir a respeito da desinformação. Acerca disso, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, cunhou o termo "instituição zumbi" para denunciar instituições que apesar de manterem sua essência, perderam a sua função social . Sob essa ótica, a crítica de Bauman pode ser associada á mídia, a qual, embora possua o papel fundamental de informar e de produzir conhecimento, age com descanso ao não promover a visibilidade dos ricos que a automedicação pode causar . Isso fica perceptível na quantidade irrisória de campanhas informativas . Assim, enquanto a desinformação persistir, a sociedade ficará alheia ao descaso.
Portanto, é preciso mitigar as dificuldades do acesso ao transporte público no Brasil. Com vistas a isso, urge que o Estado - responsável pelo pleno funcionamento da sociedade, crie uma política de tarifas para que corresponda a realidade dos salários da classe trabalhadora, por meio da redução das tarifas. Outrossim, a mídia deve informar sobre a importância do acesso ao trasporte público, com o fito de diminuir a poluição do meio ambiente. Com essas medidas, dessarte, será possível converter o pensamento de Darcy Ribeiro em realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada