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Por Lolis
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#117401
A medicação é, de fato, deveras importante, uma vez que é por meio dela que o tratamento para inúmeras doenças é realizado. Entretanto, ao fazer-se o consumo destas sem a devida prescrição, surgem riscos de pouco conhecimento geral e que, muitas vezes, podem desencadear a morte.

Partindo deste princípio, a automedicação, na atualidade, tem se tornado extremamente comum. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem qualquer orientação médica. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem a cada ano em consequência da automedicação. Isso ocorre, visto que o uso de remédios sem a orientação necessária podem agravar ou mascarar sintomas, gerar dependência ou resistência, causar intoxicações e crises alérgicas, levando a um quadro fatal.

Dessa forma, colocamos em tese o seriado de televisão "Sob Pressão", em que Vera, protagonista e médica, descobre que seu filho, Leonardo, falsifica sua assinatura em receituários para, assim, obter acesso a remédios controlados e conseguir se automedicar. Em outra situação, Doutor Evandro, que compõe o elenco principal, não consegue realizar uma operação cirúrgica em sua paciente devido aos efeitos da sua automedicação, o que nota-se como algo contraditório, já que, mesmo sendo da área da saúde e sabendo dos riscos, ele continua por se automedicar.

Em resumo, é perceptível o quão mal o uso incorreto dessas drogas faz para a saúde humana. Com isso em vista, torna-se premente dizer que o governo deve sistematizar, elaborar e disponibilizar informações sobre medicamentos para a população alvo e avaliar como a mesma adquire, armazena e utiliza tais substâncias. Ademais, dado que a educação é um dos pilares para a formação do indivídu, o Ministério da Educação deve, também, fomentar palestras, aulas e campanhas em instituições educacionais sobre os malefícios que a prática deste hábito carrega. Outrossim, os responsáveis por aqueles menores de idade, devem sempre perquirir tudo o que é consumido pela criança, desde o conteúdo que ela assiste, até o que lhe é oferecido fisicamente. Desse modo, promovemos a diminuição no número de mortalidade causada por tais meios e garantimos um mundo mais seguro e uma sociedade mais saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Pxvesq
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#117402
Competência 1: Domínio da escrita formal - 160/200
A redação apresenta uma escrita formal adequada, com estruturação de frases coerentes. No entanto, há alguns deslizes gramaticais, falta de concordância verbal e pontuação inadequada.

Competência 2: Compreensão e organização das ideias - 160/200
As ideias são compreensíveis, mas a organização do texto poderia ser mais clara. É necessário desenvolver melhor os argumentos e criar uma conexão mais consistente entre eles. Além disso, a introdução e a conclusão podem ser mais bem elaboradas.

Competência 3: Conhecimento sobre o tema - 200/200
O autor demonstra um bom conhecimento sobre o problema da automedicação e apresenta dados estatísticos relevantes para embasar sua argumentação.

Competência 4: Argumentação - 160/200
A argumentação é satisfatória, porém poderia ser mais aprofundada e embasada em exemplos mais concretos. Há uma falta de desenvolvimento das situações apresentadas no seriado "Sob Pressão" e de como elas ilustram os problemas da automedicação.

Competência 5: Proposta de intervenção - 200/200
A proposta de sistematizar informações sobre medicamentos, fomentar a educação e conscientização nas instituições educacionais e promover a supervisão dos responsáveis por menores de idade é válida e busca solucionar o problema da automedicação. No entanto, seria interessante fornecer mais detalhes sobre a implementação e ações concretas para alcançar essas medidas.

Melhorias sugeridas:
1. Rever a gramática e a concordância verbal, corrigindo os deslizes presentes.
2. Organizar melhor as ideias, criando uma estruturação mais clara com introdução, desenvolvimento e conclusão.
3. Desenvolver os argumentos de forma mais consistente, utilizando exemplos concretos para embasar as afirmações.
4. Aprofundar a análise das situações apresentadas no seriado "Sob Pressão", explicando como elas ilustram os problemas da automedicação.
5. Fornecer mais detalhes sobre a implementação das propostas de intervenção, indicando ações específicas e estratégias para alcançar os objetivos propostos.
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