Partindo deste princípio, a automedicação, na atualidade, tem se tornado extremamente comum. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem qualquer orientação médica. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem a cada ano em consequência da automedicação. Isso ocorre, visto que o uso de remédios sem a orientação necessária podem agravar ou mascarar sintomas, gerar dependência ou resistência, causar intoxicações e crises alérgicas, levando a um quadro fatal.
Dessa forma, colocamos em tese o seriado de televisão "Sob Pressão", em que Vera, protagonista e médica, descobre que seu filho, Leonardo, falsifica sua assinatura em receituários para, assim, obter acesso a remédios controlados e conseguir se automedicar. Em outra situação, Doutor Evandro, que compõe o elenco principal, não consegue realizar uma operação cirúrgica em sua paciente devido aos efeitos da sua automedicação, o que nota-se como algo contraditório, já que, mesmo sendo da área da saúde e sabendo dos riscos, ele continua por se automedicar.
Em resumo, é perceptível o quão mal o uso incorreto dessas drogas faz para a saúde humana. Com isso em vista, torna-se premente dizer que o governo deve sistematizar, elaborar e disponibilizar informações sobre medicamentos para a população alvo e avaliar como a mesma adquire, armazena e utiliza tais substâncias. Ademais, dado que a educação é um dos pilares para a formação do indivídu, o Ministério da Educação deve, também, fomentar palestras, aulas e campanhas em instituições educacionais sobre os malefícios que a prática deste hábito carrega. Outrossim, os responsáveis por aqueles menores de idade, devem sempre perquirir tudo o que é consumido pela criança, desde o conteúdo que ela assiste, até o que lhe é oferecido fisicamente. Desse modo, promovemos a diminuição no número de mortalidade causada por tais meios e garantimos um mundo mais seguro e uma sociedade mais saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.