Em primeira análise, deve-se ressaltar a desigualdade social como principal obstáculo da leitura, uma vez uma de acordo com pesquisa de 2019 do Instituto Pró-Livro, 32% da população mais carente têm dificuldade em ter acesso a livros. Portanto, é primordial que o poder público e a iniciativa privada invistam em políticas de acesso à leitura para a população vulnerável, com a criação de bibliotecas comunitárias, programas de doação de livros e iniciativas de formação de mediadores de leitura em áreas de risco social.
Ademais, é de extrema importância a promoção da leitura como uma atividade prazerosa e não como uma obrigação, incentivando a diversidade de gêneros literários e a valorização de autores brasileiros. Uma das medidas que poderiam ser adotadas é a criação de bibliotecas públicas mais acessíveis e bem equipadas, com espaços confortáveis e acolhedores para leitura, além de programas de mediação de leitura e incentivo à formação de clubes de leitura.
Logo, para que o Brasil se torne um país de leitores é preciso investir em iniciativas que promovam a valorização da diversidade literária e a leitura como atividade prazenteira, além de ampliar o acesso a livros e a bibliotecas. A leitura pode ser uma ferramenta significativa para a construição de uma sociedade mais crítica, reflexiva e igualitária e também como transformadora da vida de milhares de pessoas, assim como visto na obra "A menina que roubava livros".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada