É notório que a mobilidade urbana tem como principal modelo o uso dos meios de transporte. Contudo, o mesmo vem acompanhado do problema dos congestionamentos pela sua elevada preferência. Na animação "Pateta no trânsito" criada pela Disney traz uma determinada cena sobre o aumento do estresse e a intolerância entre os indivíduos. Observa-se, então, que o aumento do estresse e a intolerância causado pelo congestionamento na cena são algumas das principais consequências desse desafio.
É importante destacar a falta de pavimentação como outra dificuldade de locomoção e violação dos direitos humanos. De acordo com pesquisas apontadas pela CNT, somente 12,4% das vias são pavimentadas. Destarte, este fato traz dificuldades de locomoção e perda significativa de tempo para aqueles que passam por essas ruas não pavimentadas, dificultando, por exemplo, o cumprimento de horário do trabalhador. Este é, portanto, um problema não descartável e de relevância da mobilidade urbana.
Diante de tais problemas, infere-se a necessidade de alternativas para uma melhor mobilidade urbana na sociedade brasileira. Logo, cabe ao Estado -com destaque dos municípios- a pavimentação das outras 87,6% vias pendentes e, através das mídias sociais, a conscientização do uso dos meios de transporte mais eficientes e os seus benefícios, para que se torne possível o deslocamento acessível e que se cumpre com o direito fundamental mencionado.
@JoaoPedro72
@Grimes
@baja
oi, gostaria de pedir suas opiniões em relação ao meu texto, por favor. ficarei grata se puderem corrigi-la
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.