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Por Thalya17
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#114483
Muito tem- se discutido atualmente acerca dos desafios para aumentar os indices de alfabetização no Brasil. Problema não só local mas global, que atinge tanto crianças como adultos. Observa-se que as causas dessa vicissitude é por conta do ensino de baixa qualidade e o descaso do governo para a educação.
Em um dos episódios do seriado "Chaves" o garoto que mora em um barril encontra dificuldades ao ler uma carta, de modo a prejudicar o sentido presente nela . A situação abordada pela obra é um grave problema social vivenciado por uma parcela de brasileiros. As escolas tem uma parcela de culpa, pois muitas permitem que seus alunos que não aprenderam a ler e nem escrever avançem para a proxima série, e não fazem nada a respeito de seu aprendizado, mesmo sabendo que os estudantes são o futuro da nação.
Ademais, segundo estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) , o orçamento da educação diminui mais de quatro vezes em três anos . As instituições de ensino brasileira sofre com a falta de recursos e sem previsões de investimento. Nesse viés, nota-se que professores não conseguem dar aulas por falta de livros , cadeiras inadequadas, quadros de péssima qualidade, não é atoa que o Brasil é marcado pelo analfabetismo. Dessa forma , medidas são necessárias para que o problema amenize.
Assim , cabe ao governo junto com a escola propor uma educação de qualidade com o apoio dos pais. Devem usar o capital para comprar livros de leituras, caligrafia e apresentar aos alunos iletrados de uma forma dinâmica para que estimule o aprendizado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por OlrenBeat
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#114498
NOTA FINAL 740!
Olá! Vamos à correção da sua redação.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve ser composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Na sua redação, faltou uma introdução clara e objetiva que apresentasse o tema a ser discutido. Além disso, você não apresentou uma tese ou argumentos bem definidos no desenvolvimento do texto.

Outro ponto importante é a questão da coerência textual. É preciso tomar cuidado para não misturar ideias diferentes em um mesmo parágrafo ou até mesmo na mesma frase. No seu texto, há algumas frases confusas e com problemas de coesão.

Além disso, observe que alguns trechos estão pouco claros ou mal formulados: "Muito tem-se discutido atualmente acerca dos desafios para aumentar os índices de alfabetização no Brasil" — aqui seria interessante explicar melhor quais são esses desafios; "Observa-se que as causas dessa vicissitude é por conta do ensino de baixa qualidade" — o verbo está no singular quando deveria estar no plural ("são"); "Ademais" — essa expressão pode ser substituída por outras mais adequadas ao contexto.

Por fim, vale ressaltar que faltou elaborar uma proposta de intervenção detalhada para solucionar o problema abordado na redação.

Para melhorar a sua escrita e corrigir esses pontos levantados acima, sugiro:

1) Organizar melhor as suas ideias antes de começar a escrever;

2) Fazer uso adequado dos conectivos (como conjunções e advérbios), pois eles ajudam a dar coesão ao texto;

3) Revisar o seu texto para corrigir erros de gramática e ortografia.

Espero ter ajudado!

Sua redação contém 20 desvios no total!
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