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Por belleht7
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Na telenovela "Travessia", da emissora Rede Globo, em determinado momento conta a história de Theo um rapaz que passa dia todo conectado ao computador e sofre de dependência digital. Ao sair da ficção, o uso abusivo das tecnologias de informação é comum no território brasileiro. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a dificuldade de diagnosticar o problema e a falta do controle parental.

Em primeira análise, é notório que a dificuldade de reconhecer a doença facilita o uso excessivo das tecnologias e favorece a continuidade do problema. Segundo a psicóloga Marleide Borges, a dependência digital ainda é difícil de ser diagnosticada, uma vez que muitas vezes somente as consequências do vício são analisadas. Assim, grande parte da população jovem cresce de forma antissocial e ansiosa.

Ademais, é relevante ressaltar que a ausência da supervisão por parte dos responsáveis aumenta esse problema. Isso ocorre porque es pais acreditam que os filhos estão sendo comportados ao passarem tanto tempo na frente das telas. Tal conjuntura é evidenciada na obra "O homem sem inconsciente", de Massimo Recalcati, segundo o qual as redes sociais podem se configurar como uma espécie de droga extremamente viciante. Desse modo, jovens como Theo a cada dia são mais frequentes.

Portanto, são necessárias ações para resolver tal impasse. Dessa maneira, cabe aos órgãos governamentais, por intermédio da sociedade civil, fazerem campanhas e cursos nas escolas de todo país que orientem os pais ou responsáveis, de modo a desenvolver formas saudáveis de lidar com as tecnologias digitais. Somente assim, cenas como as vivenciadas por Theo serão minimizadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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