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Por Castru
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#122013
Na premiada obra "Wall-E" é imaginada uma sociedade submissa à tecnologia, na qual o sedentarismo é algo comum no cotidiano humano. Tal trama se aproxima cada vez mais da realidade, haja vista a crescente utilização indiscriminada das novas tecnologias da informação, principalmente por crianças. Nesse contexto, é necessária a análise do entrave, que é fomentado pelo atraso da educação no cenário moderno e constitui um perigo à saúde.

De início, cabe salientar a inadequação do atual modelo de ensino para a era digital. O insigne pedagogo Paulo Freire defendeu a educação como um instrumento de transformação social. Todavia, tal função não pode ser exercida enquanto se manter um paradigma da educação que não se adequa às novas tecnologias e, logo, incapaz de elaborar estratégias eficientes para a mitigação do uso abusivo dos meios digitais de informação por parte dos menores. Depreende-se, então, que, para combater a problemática, é necessário alinhar o ensino com o contexto hodierno.

Em segunda instância, o exacerbado uso das tecnologias digitais pode se configurar como uma ameaça à integridade física e mental infantil. Nisso, a série "Black Mirror" retrata a pressão sofrida por um jovem devido à chantagens na internet. Esta recria fielmente o mundo das telas, onde o contato entre aqueles na tenra idade e aliciadores é facilitado e, se ocorre, representa um forte perigo ao bem-estar da criança. Logo, o uso desenfreado das tecnologias de informação atuais por crianças pode levar a desenrolamentos inimagináveis, em que o risco à saúde destas é constante.

Portanto, medidas são necessárias no combate ao uso indiscriminado dos novos meios de informação por menores. Para isso, o Ministério da Educação deve conscientizar crianças e responsáveis acerca do uso das tecnologias atuais, por meio da adição da educação digital na base curricular comum brasileira, em que serão ensinados os cuidados necessários na utilização das telas, com o objetivo de combater eficientemente o problema. Assim, afastando da realidade os cenários supracitados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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