Neste contexto, convém destacar, o crescimento capitalista como fator determinante, visto que as indústrias estão apenas interessadas no lucro. O cigarro eletrônico é uma armadilha, visto pelos usuários como um equipamento menos nocivo que os tradicionais, visto que eles não soltam fumaça fedida, não causam mau hálito nem espalham bitucas. Porém, causam mais danos à saúde que o próprio cigarro, e por possuírem um maior teor de nicotina, e serem mais viciantes. E a comunidade médica enxerga com preocupação a popularização desse novo jeito de fumar, pois o número de cidadãos que tendem a desenvolver doenças relacionadas ao fumo é preocupante.
Deve-se ressaltar também a negligência do Estado e da sociedade com relação ao tema. Podendo citar o aumento do comércio ilícito como uma das principais consequências do consumo dos “vapes” na sociedade. Tal displicência fica evidente quando qualquer pessoa pode ter acesso ao produto, uma vez que a comercialização, seja feita livremente em bares, festas, tabacarias e pela internet.... A proibição existe desde 2009 e se mostrou inefetiva e ineficaz, não resolveu a situação, na verdade impulsionou o comércio ilegal. São milhões de brasileiros que consomem esse tipo de produto (ilegal) de origem e risco desconhecidos. Logo, é urgente a adoção de uma nova conduta do Estado frente a esse contratempo.
Em suma, portanto, o debate em torno do consumo de cigarros eletrônicos na sociedade brasileira é uma medida urgente e necessária para conter o avanço do problema e melhorar a situação discutida. Desse modo, cabe ao Governo através do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, promover debates nas escolas públicas do país por meio da discussão do tema. Ademais, hoje 100% dos cigarros eletrônicos em circulação no país são ilegais, diante desse cenário o Estado, deve promover ações mais eficazes que visem ampliar a fiscalização para coibir o mercado irregular dos dispositivos, através de punições mais severas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.