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Por Alexandre001
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De acordo com Michael Focault, a educação deve ser garantida a todos, pois ela é a grande força do pensar. Atualmente, porém, menos de 13% dos mais de 700 mil presos em todo o país tem acesso à educação segundo o Departamento Penitenciário Nacional. Nesse contexto, a educação no sistema prisional mostra-se de extrema importância uma vez que a sua falta contribui não só para o aumento da reincidência como também para a falta de oportunidades aos ex-detentos.
Consoante Departamento Penitenciário Nacional, a taxa de reincidência é alta, com cerca de 45% dos presos retornando ao sistema prisional. O aumento da reincidência acarreta problemas econômicos, uma vez que um preso custa, em média, 1800 reais mensais segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. Assim, o acesso à educação no sistema prisional é fundamental para a diminuição da criminalidade e, consequentemente, dos gastos nas penitenciárias.
Outrossim, a falta de oportunidades é um grande problema que os ex-detentos enfrentam, já que aproximadamente 70% dos detentos não possuem ensino fundamental completo aponta pesquisa feita pelo Ipea em 2019. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostra que quanto menor a escolaridade, maior a chance de ficar desempregado. Desse modo, evidencia-se que a carência de escolaridade impede que esses indivíduos possam re-ingressar no mercado de trabalho após saírem da prisão.
Portanto, o Ministério da Educação deve fornecer aos detentos, por meio de programas de combate à falta de escolaridade, acesso à educação para que eles possam, assim, recomeçar uma nova vida após serem libertos. Dessa maneira, a ideia de Michael Focault será transformada em realidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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