Consoante Departamento Penitenciário Nacional, a taxa de reincidência é alta, com cerca de 45% dos presos retornando ao sistema prisional. O aumento da reincidência acarreta problemas econômicos, uma vez que um preso custa, em média, 1800 reais mensais segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. Assim, o acesso à educação no sistema prisional é fundamental para a diminuição da criminalidade e, consequentemente, dos gastos nas penitenciárias.
Outrossim, a falta de oportunidades é um grande problema que os ex-detentos enfrentam, já que aproximadamente 70% dos detentos não possuem ensino fundamental completo aponta pesquisa feita pelo Ipea em 2019. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostra que quanto menor a escolaridade, maior a chance de ficar desempregado. Desse modo, evidencia-se que a carência de escolaridade impede que esses indivíduos possam re-ingressar no mercado de trabalho após saírem da prisão.
Portanto, o Ministério da Educação deve fornecer aos detentos, por meio de programas de combate à falta de escolaridade, acesso à educação para que eles possam, assim, recomeçar uma nova vida após serem libertos. Dessa maneira, a ideia de Michael Focault será transformada em realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.