Avatar do usuário
Por giohmilena
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114044
De acordo com Thomas Hobbes, filósofo e matemático, é dever do estado garantir por meio público o bem estar social da população. No entanto, o acesso e permanência dos estudantes brasileiros nas escolas é um desafio presente em nosso país, visto que as taxas de alunos matriculados principalmente na rede pública de ensino contam com uma baixa gradativa de matrículas e frequência dos alunos nas salas de aulas, desfavorecendo, assim, o em estar social.
Todavia, um dos principais motivos que resultam no abandono escolar é a carência financeira, levando os alunos a se afastarem da escola para que possam trabalhar e manter suas famílias. De acordo com a filósofa brasileira Djalma Ribeiro, para que um problema seja resolvido, temos de tira-lo da invisibilidade. De tal modo, para que as matrículas dos alunos se mantenham íntegras nas escolas, é necessário que ela seja colocada em pauta no meio governamental com soluções que resolvam a exposição financeira dos alunos a fim de os manter presentes na escola.
Ademais, a falta de transporte para a locomoção dos alunos é um agravante empecilho na frequência escolar. De acordo com a Lei Federal brasileira, é papel do estado prestar serviço de transporte gratuito aos estudantes para que o acesso e permanência dos alunos esteja sempre em vigor. Porém, tal feito não ocorre em sua totalidade, alunos de áreas rurais ainda são as principais vítimas da omissão perante a lei, levando-os ao afastamento escolar, resultando em desistência.
Por fim, cabe ao Ministério da educação em parceria com o direito de transferência direta de renda e a programas de transporte público a resolução dos problemas enfrentados pelos estudantes, onde, todos tem seus direitos assegurados por lei e ainda assim padecem com a falta da execução destes direitos, levando os alunos a infeliz desistência de sua carreira estudantil, resultando em uma nação com pessoas leigas e sem instrução de ensino básico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114050
Deveria apresentar as 2 teses também na introdução, no caso " carência financeira " e "falta de transportes escolares". No lugar de "todavia", trocaria por " Nesse sentido, nesse contexto, nesse cenário....." . A conclusão está um pouco confusa, mas é importante conter: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
236 Exibições
por Edmilly
2 Respostas 
166 Exibições
por Alinefpena
1 Respostas 
461 Exibições
por caroll88
0 Respostas 
36 Exibições
por Akashic
A permanência do Racismo no esporte Brasileiro
por drica23    - In: Outros temas
0 Respostas 
56 Exibições
por drica23
0 Respostas 
27 Exibições
por anaaugusto
0 Respostas 
407 Exibições
por Suellem
0 Respostas 
316 Exibições
por Crys2017
0 Respostas 
210 Exibições
por Bianca00
1 Respostas 
191 Exibições
por EmillyySilva
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM