Todavia, um dos principais motivos que resultam no abandono escolar é a carência financeira, levando os alunos a se afastarem da escola para que possam trabalhar e manter suas famílias. De acordo com a filósofa brasileira Djalma Ribeiro, para que um problema seja resolvido, temos de tira-lo da invisibilidade. De tal modo, para que as matrículas dos alunos se mantenham íntegras nas escolas, é necessário que ela seja colocada em pauta no meio governamental com soluções que resolvam a exposição financeira dos alunos a fim de os manter presentes na escola.
Ademais, a falta de transporte para a locomoção dos alunos é um agravante empecilho na frequência escolar. De acordo com a Lei Federal brasileira, é papel do estado prestar serviço de transporte gratuito aos estudantes para que o acesso e permanência dos alunos esteja sempre em vigor. Porém, tal feito não ocorre em sua totalidade, alunos de áreas rurais ainda são as principais vítimas da omissão perante a lei, levando-os ao afastamento escolar, resultando em desistência.
Por fim, cabe ao Ministério da educação em parceria com o direito de transferência direta de renda e a programas de transporte público a resolução dos problemas enfrentados pelos estudantes, onde, todos tem seus direitos assegurados por lei e ainda assim padecem com a falta da execução destes direitos, levando os alunos a infeliz desistência de sua carreira estudantil, resultando em uma nação com pessoas leigas e sem instrução de ensino básico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.