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Por Thalya17
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#113966
A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5° afirma "Que todos são iguais, sem distinção de qualquer classe " . Embora está lei lei esteja presente, observa-se que a desigualdade é um problema muito comum no brasil. Uma das principais consequências dessa vicissitude são: Falta de oportunidade de emprego e as más condições de moradia.
As estatísticas apontam o Brasil como o 7 ° país mais desigual do mundo . Em razão muitas vezes da falta de oportunidade de emprego. O filme "A Procura da Felicidade" , apresenta o drama vivido pelo protagonista que era pobre e negro,a vista disso , ele estava com dificuldades para arrumar uma ocupação e sofreu muito por isso . Fora da ficção está problemática é vivida diariamente por muitos brasileiros , muitas vezes oportunidades de trabalho são oferecidas para pessoas ricas e as mais pobres apesar de ter vocação para tal oficial acaba sendo deixada de lado .
Ademais , o Brasil foi constituido como uma colônia de exploração e demorou a abolir a escravidão, e quando isso aconteceu os escravos libertos não tinha renda , formação, então está situação fez surgir uma classe social pobre , atualmente conhecida como as favelas. Nessa perspectiva, observa-se que muitas vezes as moradias dessas grandes comunidades são acompanhadas pela ausência de infraestrutura. Por um lado , os bairros dos cidadãos de boa renda tem toda a expansão de serviço público, como distribuição de água , rede de esgoto e energia elétrica, enquanto as favelas tem suas residências inadequadas de viver. Dessa forma são necessárias medidas para que esse problema amenize .
Sendo assim , cabe ao governo oferecer oportunidade de uma vida digna ao indivíduo, como abrir vagas no mercado de trabalho, usar seu capital para construir moradias adequadas para se viver e fazer campanhas para a sociedade intender a importância de tratar o proximo com imparcialidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por abiaacs
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#114065
bom dia, @Thalya17,

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

Observações gerais:

- Na redação há 5 competências e cada competência equivale a 200 pontos, então 5 x 200 = 1000.
A primeira competência fala sobre erros ortográficos, repetição de palavras, uso de palavras pessoais e etc. Questões sintáticas.
A segunda competência diz respeito ao uso de repertórios socioculturais, ou seja, se você usou alguma citação/série/filme/documentário para VALIDAR suas argumentações. Perceba, é OBRIGATÓRIO que haja em seus DESENVOLVIMENTOS (d1 e d2) um repertório.
A terceira competência avalia a qualidade da sua argumentação, a sua estrutura, se o que foi informado na introdução será discutidos nos desenvolvimentos e se sua conclusão soluciona os problemas apresentados nos dois desenvolvimentos.
A quarta competência procura analisar se há conectivos e operadores argumentativos em sua redação. Se eles foram usados de forma correta e se há uma conexão entre os parágrafos e se há uma linearidade dos fatos apresentados.
A quinta, e a mais fácil, competência, avalia se há os 5 componentes necessários para se solucionar um problema.
- É muita informação de início, mas com o tempo você vai entendendo melhor. Agora vamos para correção!


INTRODUÇÃO:

A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5° afirma ["Que] (que ")todos são iguais, sem distinção de qualquer classe " . Embora está lei lei esteja presente, observa-se que a desigualdade (étnica e social) é um problema muito comum no brasil. (Diante disso,) Uma das principais consequências dessa vicissitude são: Falta de oportunidade de emprego e as más condições de moradia.


DESENVOLVIMENTO 1:

{ausência de conectivo} {1- As estatísticas apontam o Brasil como o 7 ° país mais desigual do mundo}[.] Em razão(,) muitas (das) vezes(,) da falta de oportunidade de emprego. {ausência de conectivo} O filme "A Procura da Felicidade" , apresenta o drama vivido pelo protagonista(,) [que era] pobre e negro, [a vista disso, ele] (o qual) estava com dificuldades para arrumar uma ocupação e sofreu muito por isso. Fora da ficção(,) está problemática é vivida diariamente por muitos brasileiros , {2- [muitas vezes]} (em que as) oportunidades de trabalho são oferecidas para pessoas ricas(, porém) [e] as [mais] {2- [pobres]} (menos afortunadas,) apesar de ter(em) vocação para tal [oficial] (ofício,) {3- acaba sendo deixada de lado}.

obs, d1:
- {1}: Segundo que fonte?
- {2}: Repetição.
- {3}: Expressão conotativa. Uma palavra que tenha sentido figurado é tolerável, mas ela tem de estar entre aspas. Procure usar frases que expressão sentido denotativo e não figurado. Exemplo disso: são excluídas.
- Ausência do período de finalização.


DESENVOLVIMENTO 2:

{4- Ademais , o Brasil foi constituído como uma {5- colônia de exploração} e demorou a abolir a escravidão, e quando isso aconteceu os escravos libertos não tinha(m) renda, ( nem) formação, [então está situação] (o que) fez surgir uma classe social pobre, atualmente(,) {6- conhecida como as favelas.}} {7- Nessa perspectiva, observa-se que {2- muitas vezes} as moradias dessas grandes comunidades são acompanhadas pela ausência de infraestrutura}. {8- Por um lado , os bairros dos cidadãos de boa renda tem toda a expansão de serviço público, como distribuição de água, rede de esgoto e energia elétrica, enquanto as favelas tem suas residências inadequadas de viver.} Dessa forma(,) são necessárias medidas para que esse problema amenize .

obs, d2:
- {4}: Quando for usar uma perspectiva histórica, normalmente o recomendável, para uma melhor linearidade, é que se use no seu desenvolvimento 1.
- {5}: Exploração de quê?
- {6}: Antes mesmo da abolição da escravidão, o Brasil já possuía uma parcela da população extremamente pobres, não foi somente com a abolição que isso surgiu. Outra coisa, você está generalizando que todas as pessoas que vivem nas periferias são de origem escrava, mas não temos como confirmar isso, visto que o país é muito miscigenado.
- {7}: E pq isso acontece?
- {8}: Procure construir sua argumentação sem precisar ficar comparando. Faça sua argumentação explicando a ausência de infraestrutura nesses locais e as consequências que isso traz aos moradores. Procure não fazer esses rodeios.
- Parabéns pelo período de finalização.

CONCLUSÃO:

Sendo assim , cabe ao {9- governo} oferecer oportunidade de uma vida digna ao indivíduo (menos favorecido economicamente), {10- como abrir vagas no mercado de trabalho}, {11- usar seu capital para construir moradias adequadas para se viver} e fazer campanhas para a sociedade [intender] (entender sobre) a importância de tratar o próximo com [imparcialidade] (tolerância).

obs, conclusão:
- A conclusão funciona da seguinte forma: Sua proposta precisa de um Agente (quem vai fazer), Meio (como será feito), Ação (o que será feito), Finalização (para que isso será feito) e o Detalhamento (falar algo específico sobre algum dos componentes anteriormente, geralmente eu especifico o agente). Cada componente equivale a 40 pontos, quando há a ausência de um deles, será 40 pontos a menos na Competência 5.
- {9}: Governo pode não ser categorizado como agente. Utilize algo mais específico. Por exemplo o Ministério da Economia.
- {10}: Como isso pode ser feito? Ausência do meio.
- {11}: Isso já acontece.


Observações gerais.2:

- Parabéns pela redação! Continue com a escrita regular, pois acredito que conseguirá melhorar com o tempo.
- Trouxe umas reflexões para que você venha fazer e que possa compreender como a redação funciona. Espero que não se assuste com o monte de observações, mas eu procuro cativar o aluno a pensar, para que saiba o pq que aquilo está errado ou incompleto.
- Estou a disposição para ajudar no que eu puder. Qualquer coisa é só me mandar mensagem pelo gmail, que farei o possível para ajudar!

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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