As estatísticas apontam o Brasil como o 7 ° país mais desigual do mundo . Em razão muitas vezes da falta de oportunidade de emprego. O filme "A Procura da Felicidade" , apresenta o drama vivido pelo protagonista que era pobre e negro,a vista disso , ele estava com dificuldades para arrumar uma ocupação e sofreu muito por isso . Fora da ficção está problemática é vivida diariamente por muitos brasileiros , muitas vezes oportunidades de trabalho são oferecidas para pessoas ricas e as mais pobres apesar de ter vocação para tal oficial acaba sendo deixada de lado .
Ademais , o Brasil foi constituido como uma colônia de exploração e demorou a abolir a escravidão, e quando isso aconteceu os escravos libertos não tinha renda , formação, então está situação fez surgir uma classe social pobre , atualmente conhecida como as favelas. Nessa perspectiva, observa-se que muitas vezes as moradias dessas grandes comunidades são acompanhadas pela ausência de infraestrutura. Por um lado , os bairros dos cidadãos de boa renda tem toda a expansão de serviço público, como distribuição de água , rede de esgoto e energia elétrica, enquanto as favelas tem suas residências inadequadas de viver. Dessa forma são necessárias medidas para que esse problema amenize .
Sendo assim , cabe ao governo oferecer oportunidade de uma vida digna ao indivíduo, como abrir vagas no mercado de trabalho, usar seu capital para construir moradias adequadas para se viver e fazer campanhas para a sociedade intender a importância de tratar o proximo com imparcialidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.