Segundo o artigo 3 da Constituição Federal de 1988, inciso IV, o Estado tem como dever promover o bem de todos, sem quaisquer tipos de preconceitos e discriminação. No entanto, percebe-se que, diversas vezes o sistema demonstra a ineficácia a falta de acolhimento e proteção para a comunidade LGBT. Isto ocorre devido a negligência governamental e a apologia à homofobia vindo do alto escalão político. Dessa maneira, faz-se necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Somado a isto, a falta de representatividade contribui para além da exclusão, a incitação a violência para a comunidade LGBTQIA+. O desenho animado "The Owl House", do canal televisivo Disney Channel, tinha como personagem principal uma garota bissexual, porém a série foi cancelada por "não se encaixar na marca Disney", segundo a produtora. Após o cancelamento, surgiram discussões na internet colocando que a Disney seria homofóbica, fato confirmado após a descoberta de doações da marca para uma causa chamada "Don't Say Gay". Ocorrências como esta, perpetuam a exclusão de pessoas homossexuais, além da falta de acolhimento. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Com o objetivo de minimizar os crimes e preconceitos ligados à orientação sexual na sociedade brasileira, é dever do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) investir na segurança e desenvolver políticas públicas para o enfrentamento ao preconceito e a discriminação, criando programas especializados. Bem como promover campanhas publicitárias nas mídias, visando a representatividade e informação, pois garantir a segurança da população, é garantir a ordem e progresso da nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada