Nota-se, que a diferença de poder financeiros entre as camadas da sociedade, é a razão da disparidade entre famílias. Já que, muitas vezes as mesmas não possuem os meios necessários, para inserirem crianças e jovens em um contexto mais digital. Dessa maneira, as novas formas de aprendizagem, os materiais gratuitos e as plataformas interativas com viés educativo, se restringem somente a uma parcela da população. Tal qual, aponta uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) divulgando em 2019, que 58% dos domicílios no Brasil não tem acesso a computadores e 33% não dispõem de internet. E entre as classes mais baixas o acesso é ainda mais restrito. Por conseguinte, é notável que o acesso a educação não é transmitido de forma universal.
Por consequência, ocorre a desigualdade na educação que desencadeia fatores adjacentes. Uma vez que, na contemporaneidade o ensino a distância possui problemas na sua disponibilização e pelo modo que é ensinado. Devido a, problemas de aprendizado, falta de atenção e poluição sonora, as dificuldades na aprendizagem em domicílio, resultam crianças e jovens analfabetos funcionais. Segundo, a 1° lei de Newton, um corpo permanece inerte se nenhuma força agir sobre ele. Em síntese, essa repercussão continuará, enquanto nenhuma ação for implementada.
Em suma, são necessárias medidas que atenuem os entraves da educação a distância durante a paralização escolar. Logo, urge que o Ministério da Educação em parceria de escolas públicas - do ensino fundamental ao médio - disponibilizem aparelhos eletrônicos como tablets para uso didático, como também chips com internet 4G para estudantes que residem em locais que não possuem internet. A fim de, democratizar a educação de modo preciso e eficaz. Por fim, com base na 1° lei de Newton, esse problema sairá da inércia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.