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Por emanuellyj
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O filósofo Thomas More, em sua obra "Utopia", apresenta uma sociedade perfeita a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao se analisar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que a falta de doação de órgãos para transplantes compromete a harmonia coletiva nacional.
Diante disso, têm-se um problema fomentado não só por pessoas que tem preconceito de fazer essa ação, mas também pelo indivíduo que fica anos na expectativa de receber um órgão compatível.
De antemão, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito sobre doações de órgãos. Sob esse ângulo, é válido trazer ao debate a sociologia baumaniana, a qual afirma que o indivíduo vive em um cenário volátil, no qual tem como principal perfil o individualismo humano, e por consequência, dificuldades em compreender as adversidades alheias. É por conta disso, então, que o cidadão brasileiro, assume uma postura apática e inerte, visto que é incapaz de reconhecer, questionar e se importar com o assunto. Inúmeras vezes, crenças religiosas ganha disparadamente no ranking de motivos para a não doação de órgãos, muitas famílias veem como uma violação no corpo de ente familiar. Esses fatores limitam muito o número de doações.
Ademais, o fato de pacientes ficarem anos na fila de espera também agrava o impasse, pois, vários deles optam pela não ressuscitação em casos de transplantes de coração devido ao desgaste mental e físico do procedimento, que podem levar vários anos. Nesse panorama, conforme o filósofo inglês Thomas Hobbes, a intervenção estatal é necessário como forma de proteção à todos os cidadãos de maneira eficaz e justa.
Desse modo, é incoerente observar um país que espera alcançar um patamar de nação desenvolvida ainda manter o estado e uma sociedade com total despreparo esse quesito. Sendo assim, medidas devem ser tomadas para combater tal problema. Para isso, o Governo Estatal, órgão com funções de zelar pelo povo, juntamente com a mídia, que tem como principal impacto moldar opiniões, deve investir em recursos, por meio de verbas, realizar uma grande campanha publicitária por meio de redes sociais em prol da conscientização que a doação de órgãos é um ato beneficente de grande mudança na vida dos que recebem, e também realizar debates com profissionais do ministério da saúde, por meio do canal aberto de TV, onde pessoas podem ligar e tirar suas dúvidas em torno do assunto abordado. Dessa forma, o Estado desempenhará junto à Mídia o seu papel social e proporcionará grandes melhorias previstos na carta magna do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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