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Por Adila
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O filme "Meu nome é rádio" retrata alguns dos entraves vividos pelas pessoas com deficiências ocultas, quando o personagem principal, rádio, é vítima de preconceito por ser uma pessoa com deficiência intelectual. Fora de ficção, no Brasil, situações como essa são persistentes e é imprescindível que essa problemática seja discutida, tendo em vista que fere os direitos humanos. Logo, convém destacar como causas para a perpetuação do imbróglio em foco, a negligência governamental e a ignorância social.
Nesse contexto, é importante destacar que a omissão estatal é um fator que contribui para os desafios enfrentados por pessoas com particularidades que não são identificadas visualmente. De acordo com o artigo 5 da Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei. No entanto, tendo em vista a discriminação frequentemente vivenciada por esses indivíduos e a ausência de ações governamentais que visem o amparo a esse grupo, fica evidente o descaso por parte do Estado. Consequentemente, essa minoria é excluída da sociedade, tendo seus direitos violados e agravando o problema em questão. Portanto, é perceptível que a questão em discussão não recebe a devida atenção por parte do poder público.
Ademais, convém destacar que a ignorância social agrava a problemática em pauta. Nesse sentido, o livro "Ensaio sobre a cegueira" de José Saramago, retrata a história de uma epidemia, denominada como cegueira branca, que assola as pessoas de uma grande metrópole, deixando-as cegas. Em paralelo com a obra literária, é possivel perceber que os brasileiros que não têm conhecimento acerca de especificidades não identificadas visualmente, encontram-se em situação de cegueira moral, pois por não possuírem conhecimento sobre, agem de forma desrespeitosa com essa parcela da população. Com efeito, atitudes preconceituosas são disseminadas e essa minoria é marginalizada. Dessa forma, medidas para reverter esse cenário devem ser tomadas.
Em suma, para minimizar os entraves vivenciados por pessoas com deficiências ocultas no Brasil, medidas são necessárias. Para isso cabe ao Ministério dos direitos humanos e da cidadania -orgão responsável pela garantia dos direitos e na promoção do bem-estar dos cidadãos- Promover campanhas de conscientização para o conhecimento da sociedade acerca do tema em pauta. Por meio das mídias sociais, como Instagram e Facebook. Dessa forma, o que é garantido na carta magna será cumprido efetivamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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