Avatar do usuário
Por Maria242023
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113691
A importunação sexual é o ato de praticar ação libidinosa – de caráter sexual –, na presença de alguém, sem sua autorização e com a finalidade de satisfazer desejo sexual. Este ato foi dado como crime apenas em 2018, e desde então, a quantidade de casos tem sido alarmante. Visto isso, pode-se deduzir que este tema tem ganhado visibilidade por causa do aumento de denúncias realizadas e pelo envolvimento da mídia na divulgação e conscientização sobre esses casos.

É indiscutível a importância de reconhecer a importunação sexual como crime, dado que isso contribui para que as vítimas possam reconhecer e, assim, denunciar os agressores. A exemplo disso, em Minas Gerais, uma mulher foi vítima de importunação sexual dentro de um ônibus. A vítima percebeu que o homem de 43 anos estava fotografando partes íntimas dela e de outras mulheres, e realizou a denúncia. Nesse caso, perceber o crime e denunciar é essencial para que os suspeitos sejam identificados e julgados conforme a lei.

Todavia, se a vítima tem medo de denunciar o agressor, ou sequer consegue reconhecer o ato como passível de punição, tampouco o problema terá solução. Desse modo, a mídia – principalmente os jornais e programas televisivos – com seu potencial de divulgação de informações em massa, tem a possibilidade de incentivar a delação desse crime. Por exemplo, como ocorrido no Big Brother Brasil 2023, quando a participante Dania Mendez sofreu importunação sexual e o programa se posicionou de forma contrária ao ato, o que configurou na eliminação dos participantes suspeitos.

Portanto, nota-se a relevância da discussão para o combate ao crime de importunação sexual. Tendo em vista isso, o Governo Federal, em parceria com os Estados, deve investir na construção de delegacias virtuais de proteção à mulher, a fim de admitir denúncias de crimes de cunho sexual. Ademais, esse projeto precisa ser executado e divulgado na mídia, especialmente, nos canais oficiais de comunicação, nos quais devem conter informações sobre as formas de denunciar o ato suspeito – como via e-mail, chat virtual ou chamada de celular. Assim, a vítima terá maior acesso à informação, realizará a denúncia de forma anônima e os casos serão analisados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
176 Exibições
por NAYYYzinha
0 Respostas 
119 Exibições
por Eder
0 Respostas 
170 Exibições
por mariabeltrao
Abuso sexual contra menores de idade
por Joao1888    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por Joao1888
Abuso sexual contra menores de idade
por Joao1888    - In: Outros temas
0 Respostas 
70 Exibições
por Joao1888
0 Respostas 
104 Exibições
por anaamelia
0 Respostas 
158 Exibições
por beatriz23
3 Respostas 
576 Exibições
por Myllene02
2 Respostas 
188 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
63 Exibições
por Giovanalee

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM