Observa-se, diante dessa conjuntura que a manipulação que existe nas redes sociais é uma das principais causas da ausência da liberdade e a informação, visto que o aumento de abusos ocorre ao distorcer informações com o intuito de beneficiaram um público específico, um exemplo de tal ato é a tragédia de Eloá, ocorrido em 2008, na qual a apresentadora Sônia Abrão entrou em contato com o sequestrador da garota em rede nacional e ultrapassou todos os limites, adquirindo um papel no qual só a polícia e as autoridades competentes deveriam ter, mas infelizmente ainda é possível ver casos como estes com frequência, já que os jornais tem como alvo os telespectadores, fazendo com que a imprensa abuse da liberdade de informação justamente para adquirir a audiência.
Outrossim, é preciso analisar a ausência de informações e seu efeito, já que isso é consequência de uma liberdade Sem Regras que ocorre pela falta de monitoramento dos meios de comunicação e vai sendo disseminada Por meios de jornais, revistas, blogs e programas de TV, informando os cidadãos vulneráveis a qualquer tipo de ideologia.
Portanto, torna-se visível que há inúmeros fatores que contribuem para a situação problemática, sendo assim a dever do governo federal juntamente com o Ministério da ciência, tecnologia inovações e comunicações promover por meio de palestras as consequências nos meios de comunicação, precisando também, realizar melhorias na educação, para que os adolescentes e as crianças possam desenvolver um censo crítico, para que seja imposto limites em relação a ética e a moral.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.