Primordialmente, a desigualdade escancarada é um dos fatores que contribuem para essa situação. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes aborda uma ilha fictícia e formulada denominada "Utopia", a qual seria uma espécie de nação ideal para se viver, onde há uma população honesta e pacífica. No entanto, ao se analisar o contexto nacional, se encontra uma lacuna entre a teoria e a proposta constituinte, uma vez que os indivíduos de grande poder aquisitivo não se compadecem dos mais necessitados. Diante desse cenário, é inaceitável tal conduta, em pleno século XXI, ainda se perpetuar no Brasil.
Além disso, outra perspectiva a analisar é a omissão midiática sobre a questão, tornando o empecilho praticamente nulo aos olhos da sociedade. Semelhantemente, o célebre pensador Platão criou "O mito da caverna" onde a escuridão da caverna impedia as pessoas ali dentro de enxergar a realidade. Assim, no plano midiático há comparação com a obra de Platão no que tange a cegueira da realidade, tal fato tornou-se comum à sociedade por banalizar a informatização das notícias.
Portanto, o Estado, como garantidor do bem-estar social, deve realizar projetos educativos, por meio de palestras e de simpósios abordando o estigma associado ao vírus HIV na sociedade brasileira. Dessa forma, a problemática supracitada será, certamente, atenuada e solucionada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.