Nessa lógica, evidencia-se a negligência governamental como uma das questões que realça os problemas no regime penitenciário. De acordo com a teoria do Contrato Social de Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem-estar da população. Entretanto, ocorre o oposto na realidade brasileira, prisões superlotadas, condições precárias, a falta de alimentação adequada e o meio insalubre. Porconsequência, a reabilitação dos presidiários não é eficaz, e acaba prejudicando ainda mais os sujeitos sem liberdade. Logo, medidas devem ser tomadas para a amenização da mazela.
Ademais, é importante destacar a escassez de debates públicos como outra adversidade que agrava a situação dentro dos presídios. Nesse viés, de acordo com Dados do Sistema de Informações do Sistema Penitenciário (infopen) mostram que 34,7% das mais de 770 mil pessoas presas no país, não foram julgadas e acabam sendo esquecidas. Consequentemente, quando não se fala sobre o assunto, gera um silenciamento que provoca e enraíza a desinformação. Assim, é indispensável soluções para reduzir o revés.
Portanto, o sistema prisional carcerário configura um empecilho ao progresso da sociedade brasileira e, por isso, deve ser combatido. Outrossim, é imprescindível que o governo invista na construção de delegacias com infraestrutura qualificada, e que ocorram melhorias no amparo hospitalar, sanitário e na alimentação. Além disso, a mídia por meio de redes sociais e televisões, promova campanhas midiáticas sob a situação em que se encontra respectivos, seria importante para destrinchar discriminações que a comunidade os impõe. Destarte, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada