Diante desse cenário, é oportuno mencionar, a princípio, que a inoperância estatal é um fator preponderante para a ocorrência do problema . A esse respeito, segundo o filósofo inglês "John Locke" "ninguém deve causar mal à vida, à saúde, à liberdade ou à propriedade do outro". Tal situação ocorre porque o Estado negligencia a conservação de direito indispensável como direito à vida ,pois de um lado existe a superlotação nas celas,que contribui na má condição de saúde e na violência,que por falta de investimento do poder público ao longo dos anos vieram por agravar ainda mais o caos chamado sistema prisional no Brasil.
Ademais, é importante ressaltar, que a marginalização social é um dos fatores contribuintes para este óbice. De acordo com o escritor "George Orwell" “Somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros". A ideia de George ainda é válida nos dias atuais, no qual os
detentos, ocasionalmente ,são invisibilisados enquanto cidadão. Além disso , há também a desestruturação dos presídios,que por sua vez, a segurança é frágil,como se pode notar pelo aumento de mortes entre facções. Logo é inadmissível que o celeuma continue a perdurar.
Portanto é evidente, as necessidades para solucionar o óbice que impede melhorias nas prisões. O governo federal-como instância máxima de autoridade no país-, deve promover melhorias para os presidiários, por meio de investimento na seguridade dos presos e implementações de projetos para ampliação de celas maiores . A fim de garantir um âmbito prisional qualificado, reabilitável e espaçoso. Dessa forma, as ações da minissérie se distanciará dos presídios brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.