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Por Leoleu
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A obra cinematográfica “Carandiru.” (2003) retrata a vida precária nas prisões de forma verossímil e direta, desmentindo mitos superficiais e o senso comum. No Brasil, infelizmente, o atual modelo punitivo, centrado na privação de liberdade, tem mostrado-se insuficiente para atender às demandas de uma sociedade em constante evolução. Nesse contexto, é possível perceber que os entraves que impedem a reformulação do sistema são as questões locais e a falta de reeducação nas prisões.
Em primeiro lugar, a geografia pode desempenhar um papel fundamental ao avaliar a localização das prisões.Diante desse cenário, a distribuição espacial dos estabelecimentos penais influencia diretamente a vida dos detentos, bem como das comunidades vizinhas. Sob essa ótica podemos ver que os estados mais violentos se encontram no Nordeste e Norte, popularmente conhecidos como a parte pobre do Brasil. De acordo com a Globo, a Bahia foi o estado que mais registrou mortes violentas em 2022, em todo o país, pelo 4º ano seguido, seguido por Pernambuco, também no Nordeste. Outro fator é a análise da sustentabilidade, incorporação de princípios de sustentabilidade não apenas reduz o impacto ambiental das instituições penais, mas também proporciona oportunidades de aprendizado e trabalho para os detentos, contribuindo para sua ressocialização.
Conforme a averiguação das desigualdades sociais, a pobreza, o acesso precário à educação e ao mercado de trabalho, é possível identificar os fatores que levam certos grupos a uma maior vulnerabilidade e à criminalidade. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública, divulgado em junho do ano 2022, 820.689 pessoas estão inseridas no sistema carcerário brasileiro, destes, 67,4% são negros. Isso mostra uma grande seleção feita pela sociedade desde a abolição da escravatura ou até mesmo antes.
Em síntese, é essencial a reformulação das leis brasileiras. Deve haver uma proibição da prisão preventiva para crimes sem violência ou grave ameaça com pena mínima igual ou menor a quatro anos, assim diminuindo a quantidade de indivíduos em uma cela ou prisão. O governo deve criar um programa de cursos profissionalizantes para os detentos, assim eles terão mais chances ao sair da cadeia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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