Em primeiro lugar, a geografia pode desempenhar um papel fundamental ao avaliar a localização das prisões.Diante desse cenário, a distribuição espacial dos estabelecimentos penais influencia diretamente a vida dos detentos, bem como das comunidades vizinhas. Sob essa ótica podemos ver que os estados mais violentos se encontram no Nordeste e Norte, popularmente conhecidos como a parte pobre do Brasil. De acordo com a Globo, a Bahia foi o estado que mais registrou mortes violentas em 2022, em todo o país, pelo 4º ano seguido, seguido por Pernambuco, também no Nordeste. Outro fator é a análise da sustentabilidade, incorporação de princípios de sustentabilidade não apenas reduz o impacto ambiental das instituições penais, mas também proporciona oportunidades de aprendizado e trabalho para os detentos, contribuindo para sua ressocialização.
Conforme a averiguação das desigualdades sociais, a pobreza, o acesso precário à educação e ao mercado de trabalho, é possível identificar os fatores que levam certos grupos a uma maior vulnerabilidade e à criminalidade. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública, divulgado em junho do ano 2022, 820.689 pessoas estão inseridas no sistema carcerário brasileiro, destes, 67,4% são negros. Isso mostra uma grande seleção feita pela sociedade desde a abolição da escravatura ou até mesmo antes.
Em síntese, é essencial a reformulação das leis brasileiras. Deve haver uma proibição da prisão preventiva para crimes sem violência ou grave ameaça com pena mínima igual ou menor a quatro anos, assim diminuindo a quantidade de indivíduos em uma cela ou prisão. O governo deve criar um programa de cursos profissionalizantes para os detentos, assim eles terão mais chances ao sair da cadeia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.