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#57289
O esquecimento dos idosos vem tornando-se cada vez mais presente no Brasil, em decorrência do advento de novos valores culturais, os quais são fundados comumente pela parcela jovem da sociedade, ademais, também observa-se as tecnologias contemporâneas como um fator poderoso na exclusão da parcela envelhecida da sociedade. Sendo assim, é indubitável que os indivíduos "de idade numerosa" são deixados de lado por consequência do avanço no campo social e tecnológico.

Em primazia, nota-se que o Brasil vem se metamorfoseando em uma sociedade mais jovem, como pode ser visto nos dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos(DIESSE), os quais apontam que 13% da população equivale a parcela idosa. À visto disso, é realidade que os indivíduos mais velhos, muitas vezes, não conseguem acompanhar o ritmo em que o corpo social vai se expandindo devido tradições, crenças religiosas, etc... que são parcialmente modificadas ou esquecidas, consequentemente, emerge um "desentendimento" entre as gerações antigas e posteriores. Outro fator que contribui para tal conflito, o qual provoca o esquecimento da população envelhecida, pode ser contemplado na dificuldade de manuseio dos novos aparatos tecnológicos – celulares, computadores e televisores, por exemplo – por parte dos idosos, os quais, majoritariamente, não procuram se adaptarem aos tempos hodiernos.

Segundo Ronald Gibson, o planeta como sociedade atingiu o ponto crítico, pois, os filhos não ouvem mais os pais e ainda diz: "O fim do mundo pode não estar muito longe". Nesse sentido, é perceptível a colisão entre as gerações, como quando vemos a juventude praticando escárnio com os antigos costumes e adolescentes que já não ouvem os mais velhos, a partir disso origina-se uma dicotomia semelhante ao "bem e mal", ou seja, para a parcela imberbe os idosos são o "mal" e vice-versa. Outrossim, quando trata-se de tecnologias contemporâneas os idosos são tidos como antiquados para os jovens, devido a desconfiança nutrida por essa parcela envelhecida quanto à navegar no mundo cibernético. Por conseguinte, esses embates criam um distanciamento inevitável.

Portanto, tal circunstância promove a necessidade de uma reflexão social sobre seus efeitos para a sociedade; dessarte, torna-se necessário a elaboração de projetos sociais no campo físico e cibernético, o quais tenham como metas estabelecidas: o ato de conservar antigos ideais construídos que se fazem necessários para que a sociedade continue estável, como disse Enéas Carneiro: "É necessário manter valores clássicos, pois, aquilo que é clássico é eterno, não velho" e, também, a criação de meios que facilitem o manuseio de tecnologias contemporâneas — celulares e eletrodomésticos, por exemplo — , como a criação de aplicativos explicativos e manuais pragmáticos. Assim, haverá uma base para a possibilidade de uma convivência harmoniosa entre os idosos e jovens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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