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#61150
Com a Terceira Fase da Revolução Industrial, tonou-se popular o consumo de aparelhos eletrônicos e, atualmente, muitas pessoas são induzidas a adquirir os novíssimos lançamentos desenvolvidos pela indústria tecnológica. Contudo, tamanho consumo leva à maior produção de lixo eletrônico que, se não for descartado corretamente, poderá trazer sérias consequências ao meio ambiente. Destarte, o invidualismo e a lacuna educacional agravam essa questão.

Diante desse cenário, o individualismo é uma causa latente do problema. A respeito disso, o filósofo Immanuel Kant defende, por meio do imperativo categórico, que todo ser humano deve praticar ações que sejam benéficas ás pessoas ao seu redor. Todavia, muitas pessoas são individualistas no que concerne à produção de lixo eletrônico, pois muitas vezes elas preferem comprar novos eletrônicos do que conservar os que já possuem, aumentando assim a produção de lixo eletrônico. Dessa maneira, essas pessoas contribuirão para a contaminação dos lençóis freáticos, uma vez que estes são contaminados, principalmente, pelo descarte inadequado do lixo eletrônico.

Outrossim, a lacuna educacional permite a perpetuação da problemática. Nesse sentido, o já citado Immanuel Kant acredita que o homem é resultado da educação que teve. Sob essa perspectiva, muitas instituições escolares, ao considerarem irrelevante a abordagem dos perigos do lixo eletrônico para o meio ambiente, negligenciam sua discussão em sala de aula, prejudicando o conhecimento de seus alunos a respeito desse assunto.

Portanto, em razão do individualismo e da lacuna educacional, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, as instituições escolares devem promover o debate sobre as consequências do descarte inadequado de lixo eletrônico, por meio da abordagem, de forma didática, em sala de aula, afim de que seus alunos reflitam suas atitudes, no que tange ao consumo de eletrônicos e os perigos de seu descarte inadequado no meio ambiente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#61153
O movimento imigratório para o brasil no século XXI

No atentado de 11 de setembro de 2001, um grupo de terroristas islâmicos, devido às disputas geopolíticas, atacou as torres gêmeas nos Estados Unidos. Essa série de conflitos envolvendo o islã, faz com que muitos habitantes almejem a emigração e o livramento desse cenário terrível. Assim como os islâmicos, são variados os grupos de outros países que anseiam o mesmo por motivos distintos. Atualmente, é o Brasil que está entre os países que possui a maior taxa de imigrantes, a partir disso, faz-se necessário debater os motivos que levam o movimento imigratório para o Brasil e os impactos decorrentes disso.
Primeiramente, cabe destacar e entender o que leva a vinda de imigrantes para o Brasil. As crises econômicas, as instabilidades políticas, a política socioeconômica governamental e as disputas geopolíticas, são exemplos das causas do movimento imigratório para o país. Por exemplo, as crises econômica, institucional e política que afetaram a Venezuela, país fronteiriço com o Brasil, acarretaram em uma imigração em massa para o território brasileiro. Esse fenômeno migratório, faz com que a instabilidade econômica do brasil se agrave.
Em sequência, a pandemia do Covid-19, juntamente com a instabilidade na economia brasileira, torna o cenário imigratório um agente de grandes impactos para o país. O Brasil, na sua realidade atual, vem enfrentando uma forte crise econômica, gerando como consequências grandes ondas de desemprego e de preços altos no mercado. Assim, o movimento imigratório acaba por agravar a realidade brasileira, tornando-a muito mais precária. Sem a verba necessária, o país não possui a devida estrutura para receber os desabrigados, fazendo com que muitos se tornem moradores de ruas e não tenham a devida assistência.
Portanto, ONGs de apoio aos refugiados, em conjunto com a sociedade e o Ministério da Cidadania, precisam tomar as medidas necessárias. Tais medidas incluem a construção de pequenas instituições de acolhimento em cada Estado, fazendo com que não haja a concentração de imigrantes em cidades específicas, e promovendo um equilíbrio baseado na renda e na densidade demográfica de cada cidade. Isso seria aplicado por meio de fundos disponibilizados pelo governo e por doações voluntárias. Assim, refugiados como os da Venezuela e do islã, possam se sentir seguros e acolhidos pelo Brasil.
#61224
@Easy, aqui está! :D

Com a Terceira Fase (terceira fase) da Revolução Industrial, tonou-se (tornou-se) popular o consumo de aparelhos eletrônicos e, atualmente, muitas pessoas são induzidas a adquirir os novíssimos lançamentos desenvolvidos pela indústria tecnológica. Contudo, tamanho consumo leva à maior produção de lixo eletrônico que, se não for descartado corretamente, poderá trazer sérias consequências ao meio ambiente. Destarte, o invidualismo (individualismo) e a lacuna educacional agravam essa questão.
Ótimo, muito bom.

Diante desse cenário, o individualismo é uma causa latente do problema. A respeito disso, o filósofo Immanuel Kant defende, por meio do imperativo categórico, que todo ser humano deve praticar ações que sejam benéficas ás (às) pessoas ao seu redor. Todavia, muitas pessoas são individualistas no que concerne à produção de lixo eletrônico, pois muitas vezes elas preferem comprar novos eletrônicos do que conservar os que já possuem, aumentando assim a produção de lixo eletrônico. Dessa maneira, essas pessoas contribuirão para a contaminação dos lençóis freáticos, uma vez que estes são contaminados, principalmente, pelo descarte inadequado do lixo eletrônico.
Bom desenvolvimento e argumentação, mas cuidado com repetição de palavras muito próximas... use sinônimos!

Outrossim, a lacuna educacional permite a perpetuação da problemática. Nesse sentido, o já citado Immanuel Kant acredita que o homem é resultado da educação que teve. Sob essa perspectiva, muitas instituições escolares, ao considerarem irrelevante a abordagem dos perigos do lixo eletrônico para o meio ambiente, negligenciam sua discussão em sala de aula, prejudicando o conhecimento de seus alunos a respeito desse assunto.
Bom também, caso queira pode fazer um fechamento ao final do parágrafo também, assim haverá um toque a mais! :lol:

Portanto, em razão do individualismo e da lacuna educacional, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, as instituições escolares (agente) devem promover o debate sobre as consequências do descarte inadequado de lixo eletrônico (ação), por meio da abordagem, de forma didática, em sala de aula (meio), afim (a fim) de que seus alunos reflitam suas atitudes, no que tange ao consumo de eletrônicos e os perigos de seu descarte inadequado no meio ambiente (efeito).
Creio que você saiba que é necessário dar soluções para os dois argumentos. É possível fazer isso tanto com duas, quanto com apenas uma proposta... acredito eu que com o ensino sobre lixo eletrônico nas escolas, o problema do individualismo poderia ser resolvido também mesmo que de forma indireta. Porém, procure deixar isso mais claro em uma próxima vez, pois podem tirar ponto na competência 3 caso achem que a proposta não engloba os dois argumentos. Além disso, deixe seu detalhamento mais evidente... fiquei em dúvida se há detalhamento no meio ou na ação, mas acredito que não. Sua proposta a meu ver tem quatro elementos!

Continue nesse caminho que com certeza se dará bem... o texto está muito bom e com alguns ajustes ficará ainda mais incrível. Bons estudos! :D
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