Diante desse cenário, o individualismo é uma causa latente do problema. A respeito disso, o filósofo Immanuel Kant defende, por meio do imperativo categórico, que todo ser humano deve praticar ações que sejam benéficas ás pessoas ao seu redor. Todavia, muitas pessoas são individualistas no que concerne à produção de lixo eletrônico, pois muitas vezes elas preferem comprar novos eletrônicos do que conservar os que já possuem, aumentando assim a produção de lixo eletrônico. Dessa maneira, essas pessoas contribuirão para a contaminação dos lençóis freáticos, uma vez que estes são contaminados, principalmente, pelo descarte inadequado do lixo eletrônico.
Outrossim, a lacuna educacional permite a perpetuação da problemática. Nesse sentido, o já citado Immanuel Kant acredita que o homem é resultado da educação que teve. Sob essa perspectiva, muitas instituições escolares, ao considerarem irrelevante a abordagem dos perigos do lixo eletrônico para o meio ambiente, negligenciam sua discussão em sala de aula, prejudicando o conhecimento de seus alunos a respeito desse assunto.
Portanto, em razão do individualismo e da lacuna educacional, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, as instituições escolares devem promover o debate sobre as consequências do descarte inadequado de lixo eletrônico, por meio da abordagem, de forma didática, em sala de aula, afim de que seus alunos reflitam suas atitudes, no que tange ao consumo de eletrônicos e os perigos de seu descarte inadequado no meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.