Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#41045
No serie de livros "Os delírios de consumo de Becky Bloom", uma comédia de Sophie Kinsella, a protagonista Becky Bloom possui uma compulsão por compras, o que a faz comprar coisas das quais ela não precisa. Embora seja uma obra ficcional, o livro apresenta características que se assemelham ao atual contexto social, pois, assim como na obra, o consumismo, principalmente o promovido pela absolescência programada, traz perigos para a sociedade, como o acumulo de lixo eletrônico e o esgotamento de matéria-prima.

Em princípio, cabe analizar o papel das indústrias na absolescência dos produtos sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, vivemos um tempo em que nada é feito para durar.
Nesse contexto, possibilita-se a ascenção de empresas que, visando lucro, passam a produzir aparelhos com vida útil reduzida, como os celulares que constantemente estragam e precisam ser trocados por novos. No entanto, essa ação gera um amontoado de eletrônicos inúteis que, muitas vezes, são descartados de maneira erônea.
Ademais, a produção em larga escala de produtos "descartáveis" atinge também a disponibilidade de matéria-prima. Isso acorre na medida em que, para que cada vez mais produtos estejam disponíveis no mercado, as indústrias precisam consumir um número muito alto de recursos naturais que, na maioria das vezes, não são renováveis. Dessa maneira, surge um problema ambiental que precisa ser solucionado.

Assim faz-se necessária a atuação do Governo Federal, sobretudo o Ministerio de Meio Ambiente, para promover o descarte adequado de aparelhos eletrônicos, o que deve ser feito por meio da criação de postos de coleta pelo país a fim de diminuir o lixo eletrônico despejado em locais inapropriados. Além disso, cabe às empresas a busca por materiais sustentáveis, visto que não possuem interesse em diminuir a produção. Dessa forma, será possível reduzir os impactos da absolescencia programada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#41047
Oi @Daibarbosa04 Vou corrigir sua redação ok!


Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários









No serie ( Série) de livros "Os delírios de consumo de Becky Bloom", uma comédia de Sophie Kinsella, a protagonista Becky Bloom possui uma compulsão por compras, o que a faz comprar coisas das quais ela não precisa. Embora seja uma obra ficcional, o livro apresenta características que se assemelham ao atual contexto social, pois, assim como na obra, o consumismo, principalmente o promovido pela absolescência programada, traz perigos para a sociedade, como o acumulo (acúmulo)de lixo eletrônico e o esgotamento de matéria-prima. ( Boa! contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Em princípio, cabe analizar o papel das indústrias na absolescência dos produtos sob a perspectiva do sociólogo contemporâneoZygmunt Bauman. Segundo o autor, vivemos um tempo em que nada é feito para durar.Nesse contexto, possibilita-se a ascenção de empresas que, visando lucro, passam a produzir aparelhos com vida útil reduzida, como os celulares que constantemente estragam e precisam ser trocados por novos. No entanto, essa ação gera um amontoado de eletrônicos inúteis que, muitas vezes, são descartados de maneira erônea.( Argumentaçao pertimente, porêm rasa. EStruture melhor sua ideia!)

Ademais, a produção em larga escala de produtos "descartáveis" atinge também a disponibilidade de matéria-prima. Isso acorre na medida em que, para que cada vez mais produtos estejam disponíveis no mercado, as indústrias precisam consumir um número muito alto de recursos naturais que, na maioria das vezes, não são renováveis. Dessa maneira, surge um problema ambiental que precisa ser solucionado.( Argumetação rasa e sem meio comprovativis. Utilize dados ou outro meio para comporvar seus argumentos. Estruture melhor e aprofunde suas ideias melhor! A arrematação da tese foi feita de maneira genérica, esclareça ela da próxima vez!))

Assim( vírgula) faz-se necessária a atuação do Governo Federal, sobretudo o Ministerio de Meio Ambiente( Agente), para promover o descarte adequado de aparelhos eletrônicos( Ação), o que deve ser feito por meio da criação de postos de coleta pelo país(Meio) a fim de diminuir o lixo eletrônico despejado em locais inapropriados( Finalidade). Além disso, cabe às empresas( Agente) a busca por materiais sustentáveis(Ação), visto que não possuem interesse em diminuir a produção. Dessa forma, será possível reduzir os impactos da absolescencia programada.( Conclusão imcompleta! Na sua primeira intervenção faltou o detalhamento, na segunda faltou o meio, o detalhamento, e a finalidade, porém como se só avalia uma então levo em consideração sua primeira!)

Sua redação é boa, mas carece de alguns aspectos valiosos. Recomendo estudar mais a estrutura da redação, a proposta de intervenção e a argumentação. Continue praticando e irá melhorar .
Qualquer coisa tamo ai. Me chamo @GlendaMorais , cara queira me marcar em uma próxima! ;)

O artigo sexto da Constituição Feder[…]

Ashiley , obg

Sua nota ficou 800! Espero ter ajudado! ;)

Na obra "Utopia", do escritor inglê[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM