Em princípio, cabe analizar o papel das indústrias na absolescência dos produtos sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, vivemos um tempo em que nada é feito para durar.
Nesse contexto, possibilita-se a ascenção de empresas que, visando lucro, passam a produzir aparelhos com vida útil reduzida, como os celulares que constantemente estragam e precisam ser trocados por novos. No entanto, essa ação gera um amontoado de eletrônicos inúteis que, muitas vezes, são descartados de maneira erônea.
Ademais, a produção em larga escala de produtos "descartáveis" atinge também a disponibilidade de matéria-prima. Isso acorre na medida em que, para que cada vez mais produtos estejam disponíveis no mercado, as indústrias precisam consumir um número muito alto de recursos naturais que, na maioria das vezes, não são renováveis. Dessa maneira, surge um problema ambiental que precisa ser solucionado.
Assim faz-se necessária a atuação do Governo Federal, sobretudo o Ministerio de Meio Ambiente, para promover o descarte adequado de aparelhos eletrônicos, o que deve ser feito por meio da criação de postos de coleta pelo país a fim de diminuir o lixo eletrônico despejado em locais inapropriados. Além disso, cabe às empresas a busca por materiais sustentáveis, visto que não possuem interesse em diminuir a produção. Dessa forma, será possível reduzir os impactos da absolescencia programada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.