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#49740
Desde a industrialização tardia do Brasil, por volta do século XX, a compra de produtos em larga escala foi se tornando cada vez mais comum. Por incentivos do governo de JK, empresas se instalaram no Brasil com finalidade de alavancar a industrialização e economia do país. Em contrapartida, tal consumo exorbitante teve como resultado a obsolescência programada, a qual diminui o tempo útil dos objetos, fazendo que eles sejam comprados mais vezes, logo, gerando lucro para a empresa.

No filme Wall-E, da Disney-Pixar, podemos ver a quantidade de lixo instalado no planeta, o tornando inadequado para a sobrevivência humana. Nesse contexto, podemos relacionar a obsolescência programada, que faz com que consumidores comprem mais, e assim, gera o descarte inadequado de aparelhos, como os celulares, etc. Dessa maneira, observamos a importância da educação do descarte, de forma que crianças desde pequenos aprendam o certo e o errado.

Também vale ressaltar a influência da mídia na propagação da compra e venda de aparelhos “desnecessários”. Em horários televisivos onde os espectadores são, em sua maioria, crianças, as propagandas as fazem querer mais e mais um objeto, mesmo que não precisem. Elas, que vêem tais propagandas em desenhos e novelas- como em Carrossel ou Chiquititas, transmitidas pela emissora SBT- se veem influenciadas por tal, querendo ainda mais adquirir tais coisas. Seus pais se veem na obrigação de presentear seus filhos, logo, contribuem para tal sociedade capitalista. Empresas “inovam” ano a ano buscando a procura de deus aparelhos, como podemos ver a empresa “IPhone”, que lança seus novos aparelhos todos os anos, alegando melhorias, mas que geralmente são desnecessárias. Logo, não apenas a televisão, mas marcas renomadas e de grande poder influenciador, contribuem para a instalação mais sólida do consumismo e não mencionam nada sobre o descarte dos antigos aparelhos.

Primeiramente, as mesmas que contribuem para que a sociedade capitalista cresça -as emissoras- poderiam, a partir de propagandas, ensinar às crianças e adultos o local certo de descarte, diminuindo o lixo. Dessa forma, os governos estaduais poderiam construir locais para descarte, o que geraria emprego para os moradores locais. Logo, o principal problema da obsolescência programada- o lixo- seria aos poucos combatido e, com a ajuda de toda a parcela da sociedade, tornaria mais difícil a ficção do filme Wall-E se tornar uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#49797
Olá! Aqui está seu feedback :).
* = Erros de pontuação e ortografia que percebi e corrigi ao longo da leitura.

Introdução

Desde a industrialização tardia do Brasil, por volta do século XX, a compra de produtos em larga escala foi se tornando cada vez mais comum. Por incentivos do governo de JK (evite usar siglas), empresas se instalaram no Brasil com finalidade de alavancar a industrialização e economia do país. Em contrapartida, tal consumo exorbitante teve como resultado a obsolescência programada, a qual diminui o tempo útil dos objetos, fazendo que eles sejam comprados mais vezes, logo, gerando lucro para a empresa.

Primeiramente, quero te elogiar pelo ótimo domínio gramatical! Sua introdução está ótima, porém não deixou claro quais serão as duas problemáticas desenvolvidas.

Desenvolvimento I

No filme Wall-E, da Disney-Pixar, podemos ver a quantidade de lixo instalado no planeta, o tornando inadequado para a sobrevivência humana. Nesse contexto, podemos relacionar esse fator à* obsolescência programada, que faz com que consumidores comprem mais, e,* assim, gera o descarte inadequado de aparelhos, como os celulares (ao utilizar como referência somente um elemento, não é necessário o uso do 'etc'). Dessa maneira, observamos a importância da educação do descarte, de forma que crianças,* desde pequenas,* aprendam o certo e o errado.

Muito boa sua argumentação. Só teve alguns desvios de pontuação, mas nada que treino e revisar o texto antes de passar a limpo não resolva! Na última linha, ao invés de "desde pequenas", você poderia ter colocado "desde o início da formação", mas é só uma dica ;)

Desenvolvimento II

Também vale ressaltar a influência da mídia na propagação da compra e venda de aparelhos “desnecessários”. Em horários televisivos onde os espectadores são, em sua maioria, crianças, as propagandas as fazem querer mais e mais (evite o uso de coloquialismos) um objeto, mesmo que não precisem. Elas, que veem* tais propagandas em desenhos e novelas - tais como* Carrossel ou Chiquititas, transmitidas pela emissora SBT - se veem influenciadas pelas mesmas*, querendo ainda mais adquirir tais coisas (que coisas?). Seus pais se veem (tome cuidado com repetições; já se foi citado 'veem' três vezes no parágrafo.) na obrigação de presentear seus filhos, logo, contribuem para tal sociedade capitalista. Empresas “inovam” ano a ano buscando a procura de seus* aparelhos, como podemos ver a empresa “iPhone*”, que lança seus novos aparelhos todos os anos, alegando melhorias, mas que geralmente são desnecessárias. Logo, não apenas a televisão, mas marcas renomadas e de grande poder influenciador* contribuem para a instalação mais sólida do consumismo e não mencionam nada sobre o descarte dos antigos aparelhos.

Tome cuidado com o uso de termos coloquialistas e repetições. Não se esqueça de usar conectivos a cada período. Ademais, considere usar dados para validar sua argumentação.

Conclusão

Primeiramente, as mesmas que contribuem para que a sociedade capitalista cresça - as emissoras (agente) -* poderiam (ação), a partir de (modo) propagandas, ensinar às crianças e adultos o local certo de descarte, diminuindo o lixo. Dessa forma (neste caso, acho que o uso de conectivos de adição, como 'ademais', seria mais adequado.), os governos estaduais poderiam (mais uma vez, cuidado com repetições.) construir locais para descarte, o que geraria (finalidade) emprego para os moradores locais. Logo, (detalhamento) o principal problema da obsolescência programada- o lixo -* seria aos poucos combatido e, com a ajuda de toda a parcela da sociedade, tornaria mais difícil a ficção do filme Wall-E se tornar uma realidade.

Para sua conclusão, opte por começar com conectivos conclusivos, tais como "em suma", "portanto", "desse modo" etc. Ademais, sua proposta de intervenção está completa, apresentando todos os critérios exigidos pela banca.

Por fim, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo ótimo repertório. Alguns pontos para você focar e aumentar ainda mais a sua nota:
- Apresentar, de forma clara, quais serão as duas problemáticas desenvolvidas no texto ao fim da introdução;
- Estudar o uso da pontuação;
- Usar conectivos ao começo de cada período;
- Evitar o uso de coloquialismos;
- Evitar repetições;
- Estudar sobre os tipos de conectivos para usá-los com coerência.
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