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Por ellendias
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#70788
O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual. Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.
Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato
com atos que envolvem o exercício da empatia. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".
A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.
Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada pressionar o governo federal a atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue, que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão. Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia deve auxiliar as autoridades públicas a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente. Somente assim, esse ato terá sua devida importância no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 127

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por macedocami
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#71089
Oi,

Não sou craque (ainda) em redação mas vou passar minha opinião pela leitura que fiz:


O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual. Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.


>> Para mim a leitura ficou um pouco pesada, há muitos cortes, separação das ideias, demasiados conectivos. Por fim, acredito que entendi o que quis dizer mas essa parte deu um salto aleatório na introdução: Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.


Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato com atos que envolvem o exercício da empatia. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".

>> mais uma vez não achei um nexo com o tema e a questão da educação de forma central e prejudicial como levantou, já que educação (escola) é diferente do sentimento de empatia (educação familiar/construção do caráter).
Também usaria um mito popular diferente, como o mito da dor insuportável ao doar, da debilidade por horas após a doação de sangue, o mito de que retirar litros de sangue do nosso corpo trará consequências futuras, esse mito que usou soa um pouco fraco, parece que você também de certa forma impõe essa consciência de habitualidade

A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.



Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada pressionar o governo federal a atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue, que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão. Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia deve auxiliar as autoridades públicas a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente. Somente assim, esse ato terá sua devida importância no Brasil.

>> acredito ter muitos conectivos novamente, olha este um após o outro: Ademais, nesse mesmo plano... gostei das propostas mas se o corretor do ENEM buscar por uma proposta nova que não seja de tentativas de aplicação do governo, creio que estas serão insuficientes, porque o governo já faz campanha de concientização sobre a doação, insuficiente mas faz; campanhas de doação também, cada centro municipal faz campanha anual para a comunidade, assim como a verba é destinada de forma geral "saude" mas é, falha mas já é feito.



perdão mas parte gramatical ainda estou aprendendo, então não posso corrigir com precisão.
Mas gostei do texto, sabe estruturar ele muito bem.
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Por ellendias
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#71091
macedocami escreveu:Oi,

Não sou craque (ainda) em redação mas vou passar minha opinião pela leitura que fiz:


O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual. Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.


>> Para mim a leitura ficou um pouco pesada, há muitos cortes, separação das ideias, demasiados conectivos. Por fim, acredito que entendi o que quis dizer mas essa parte deu um salto aleatório na introdução: Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.


Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato com atos que envolvem o exercício da empatia. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".

>> mais uma vez não achei um nexo com o tema e a questão da educação de forma central e prejudicial como levantou, já que educação (escola) é diferente do sentimento de empatia (educação familiar/construção do caráter).
Também usaria um mito popular diferente, como o mito da dor insuportável ao doar, da debilidade por horas após a doação de sangue, o mito de que retirar litros de sangue do nosso corpo trará consequências futuras, esse mito que usou soa um pouco fraco, parece que você também de certa forma impõe essa consciência de habitualidade

A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.



Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada pressionar o governo federal a atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue, que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão. Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia deve auxiliar as autoridades públicas a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente. Somente assim, esse ato terá sua devida importância no Brasil.

>> acredito ter muitos conectivos novamente, olha este um após o outro: Ademais, nesse mesmo plano... gostei das propostas mas se o corretor do ENEM buscar por uma proposta nova que não seja de tentativas de aplicação do governo, creio que estas serão insuficientes, porque o governo já faz campanha de concientização sobre a doação, insuficiente mas faz; campanhas de doação também, cada centro municipal faz campanha anual para a comunidade, assim como a verba é destinada de forma geral "saude" mas é, falha mas já é feito.



perdão mas parte gramatical ainda estou aprendendo, então não posso corrigir com precisão.
Mas gostei do texto, sabe estruturar ele muito bem.
Olá, macedocami!
Obrigada pela correção. Só diria que você precisa tomar cuidado com a sua subjetividade interferindo na correção! É necessário compreender que a correção do ENEM é feita como uma espécie de check-list, o corretor deve tentar ao máximo não deixar sua opinião influenciar na correção, já que os pontos a serem julgados são as competências (que nesse caso, abordam questões gramaticais, ortográficas e afins, o uso produtivo de repertórios, compreensão textual, argumentação, eficácia do projeto de texto, coesão e coerência textual e se a proposta de intervenção - possuindo os cinco elementos válidos - é coerente com o que é dito no resto do texto). Saca?
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Por geoca
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#71808
Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, mas estarei dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro ou falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário Laranja
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua (na estrutura do Enem, você deve passar a informação e não dialogar com o leitor. Logo, use (a) doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual. Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.

<< Aqui tirando a parte em que fiz a observação está tudo bem! >>

DESENVOLVIMENTO 1:


Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato
com atos que envolvem o exercício da empatia (essa parte ficou um pouco confusa pra mim.
. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".

<< Aqui, eu achei seu parágrafo um tanto confuso. Haja vista que, na parte marcada em laranja, ficou um tanto difícil de entender e isso comprometeu a interpretação do resto do parágrafo. >>

DESENVOLVIMENTO 2:

A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse, (acho que é precisa aqui) evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse (dessa) atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.

<< por aqui, tudo certo! >>

CONCLUSÃO:

Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada (AGENTE) pressionar o governo federal (AÇÃ) atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue (MEIO), que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos (DETALHAMENTO) a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão (EFEITO). Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia (AGENTE) deve auxiliar as autoridades públicas (AÇÃO) a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente(EFEITO). Somente assim, esse ato ( é bom aqui a retomada do tema) terá sua devida importância no Brasil.

<< consegui identificar os recursos na sua primeira propostas. Porém, não consegui achar alguns na sua segunda proposta. >>

Com isso, terminominha analise aqui! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO: não sou muito boa com as competências. Sendo assim, darei a pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)
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Por geoca
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#71809
geoca escreveu:Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, mas estarei dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro ou falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário Laranja
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua (na estrutura do Enem, você deve passar a informação e não dialogar com o leitor. Logo, use (a) doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual. Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.

<< Aqui tirando a parte em que fiz a observação está tudo bem! >>

DESENVOLVIMENTO 1:


Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato
com atos que envolvem o exercício da empatia (essa parte ficou um pouco confusa pra mim.
. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".

<< Aqui, eu achei seu parágrafo um tanto confuso. Haja vista que, na parte marcada em laranja, ficou um tanto difícil de entender e isso comprometeu a interpretação do resto do parágrafo. >>

DESENVOLVIMENTO 2:

A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse, (acho que é precisa aqui) evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse (dessa) atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.

<< por aqui, tudo certo! >>

CONCLUSÃO:

Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada (AGENTE) pressionar o governo federal (AÇÃ) atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue (MEIO), que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos (DETALHAMENTO) a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão (EFEITO). Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia (AGENTE) deve auxiliar as autoridades públicas (AÇÃO) a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente(EFEITO). Somente assim, esse ato ( é bom aqui a retomada do tema) terá sua devida importância no Brasil.

<< consegui identificar os recursos na sua primeira propostas. Porém, não consegui achar alguns na sua segunda proposta. >>

Com isso, terminominha analise aqui! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO: não sou muito boa com as competências. Sendo assim, darei a pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)


Opps, algum erro deve ter feito a maior parte da análise ficar em laranja! Perdão!
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Por ellendias
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#71816
geoca escreveu:Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, mas estarei dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro ou falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário Laranja
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua (na estrutura do Enem, você deve passar a informação e não dialogar com o leitor. Logo, use (a) doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual. Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.

<< Aqui tirando a parte em que fiz a observação está tudo bem! >>

DESENVOLVIMENTO 1:


Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato
com atos que envolvem o exercício da empatia (essa parte ficou um pouco confusa pra mim.
. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".

<< Aqui, eu achei seu parágrafo um tanto confuso. Haja vista que, na parte marcada em laranja, ficou um tanto difícil de entender e isso comprometeu a interpretação do resto do parágrafo. >>

DESENVOLVIMENTO 2:

A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse, (acho que é precisa aqui) evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse (dessa) atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.

<< por aqui, tudo certo! >>

CONCLUSÃO:

Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada (AGENTE) pressionar o governo federal (AÇÃ) atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue (MEIO), que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos (DETALHAMENTO) a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão (EFEITO). Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia (AGENTE) deve auxiliar as autoridades públicas (AÇÃO) a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente(EFEITO). Somente assim, esse ato ( é bom aqui a retomada do tema) terá sua devida importância no Brasil.

<< consegui identificar os recursos na sua primeira propostas. Porém, não consegui achar alguns na sua segunda proposta. >>

Com isso, terminominha analise aqui! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO: não sou muito boa com as competências. Sendo assim, darei a pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)


Oi @geoca! Muito obrigada por corrigir o texto. Curti bastante a forma que você corrigiu :)

Vou só pontuar algumas coisinhas aqui, até pra te ajudar mesmo.

- Na introdução, o "sua" que você marcou, na verdade, se refere ao sangue (mencionado no período anterior) e não ao leitor hahahaha não tinha conseguido enxergar essa perspectiva até você explicar

- A vírgula que você adicionou no D2 não é necessária. Se uma estrutura segue a regra de "sujeito + verbo + complementos", a vírgula não deve ser utilizada (nesse caso, "esse" foi usado como uma estratégia de retomada do sujeito "pensamento").

- Sobre o último parágrafo, em questão dos elementos, a "segunda intervenção" faz parte da primeira, de certa forma hahahahaha isso fica mais fácil de visualizar ao ver que quando eu começo a "segunda intervenção" eu uso a partícula "nesse mesmo plano", inferindo que eu continuo falando sobre a mesma ação, sabe?

- Queria perguntar o que significa os conectivos marcados em verde ("Destarte" na introdução e "Sob esse viés" no D1).


Espero que te ajude! E novamente, muitíssimo obrigada!
Beijos, Ellen
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Por geoca
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Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro/falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

ellendias escreveu:
geoca escreveu:Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, mas estarei dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro ou falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário Laranja
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua (na estrutura do Enem, você deve passar a informação e não dialogar com o leitor. Logo, use (a) doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual. Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.

<< Aqui tirando a parte em que fiz a observação está tudo bem! >>

DESENVOLVIMENTO 1:


Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato
com atos que envolvem o exercício da empatia (essa parte ficou um pouco confusa pra mim.
. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".

<< Aqui, eu achei seu parágrafo um tanto confuso. Haja vista que, na parte marcada em laranja, ficou um tanto difícil de entender e isso comprometeu a interpretação do resto do parágrafo. >>

DESENVOLVIMENTO 2:

A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse, (acho que é precisa aqui) evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse (dessa) atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.

<< por aqui, tudo certo! >>

CONCLUSÃO:

Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada (AGENTE) pressionar o governo federal (AÇÃ) atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue (MEIO), que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos (DETALHAMENTO) a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão (EFEITO). Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia (AGENTE) deve auxiliar as autoridades públicas (AÇÃO) a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente(EFEITO). Somente assim, esse ato ( é bom aqui a retomada do tema) terá sua devida importância no Brasil.

<< consegui identificar os recursos na sua primeira propostas. Porém, não consegui achar alguns na sua segunda proposta. >>

Com isso, terminominha analise aqui! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO: não sou muito boa com as competências. Sendo assim, darei a pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)


Oi @geoca! Muito obrigada por corrigir o texto. Curti bastante a forma que você corrigiu :)

Vou só pontuar algumas coisinhas aqui, até pra te ajudar mesmo.

- Na introdução, o "sua" que você marcou, na verdade, se refere ao sangue (mencionado no período anterior) e não ao leitor hahahaha não tinha conseguido enxergar essa perspectiva até você explicar

- A vírgula que você adicionou no D2 não é necessária. Se uma estrutura segue a regra de "sujeito + verbo + complementos", a vírgula não deve ser utilizada (nesse caso, "esse" foi usado como uma estratégia de retomada do sujeito "pensamento").

- Sobre o último parágrafo, em questão dos elementos, a "segunda intervenção" faz parte da primeira, de certa forma hahahahaha isso fica mais fácil de visualizar ao ver que quando eu começo a "segunda intervenção" eu uso a partícula "nesse mesmo plano", inferindo que eu continuo falando sobre a mesma ação, sabe?

- Queria perguntar o que significa os conectivos marcados em verde ("Destarte" na introdução e "Sob esse viés" no D1).


Espero que te ajude! E novamente, muitíssimo obrigada!
Beijos, Ellen


Oioi!! Então, acredito que esteja tendo algum erro com a plataforma fazendo com que as cores estejam saindo erradas. Mas os conectivos marcados em verde, eram pra serem, na verdade, azuis afim de mostrar que você apresenta os recursos esperados. Nesse caso, os conectivos.

E obrigada pelos pontos destacados! 💖
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Por ellendias
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#71836
geoca escreveu:Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, então estarei apenas dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro/falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

ellendias escreveu:
geoca escreveu:Oioi, tudo bem? Sou apenas estudante, mas estarei dando minha opinião sobre seu texto.

Azul: apresenta recurso esperado
Vermelho: erro ou falta
Amarelo: ajuste ou não é necessário Laranja
Laranja: observações

INTRODUÇÃO:

O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua (na estrutura do Enem, você deve passar a informação e não dialogar com o leitor. Logo, use (a) doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual. Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.

<< Aqui tirando a parte em que fiz a observação está tudo bem! >>

DESENVOLVIMENTO 1:


Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato
com atos que envolvem o exercício da empatia (essa parte ficou um pouco confusa pra mim.
. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".

<< Aqui, eu achei seu parágrafo um tanto confuso. Haja vista que, na parte marcada em laranja, ficou um tanto difícil de entender e isso comprometeu a interpretação do resto do parágrafo. >>

DESENVOLVIMENTO 2:

A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse, (acho que é precisa aqui) evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse (dessa) atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.

<< por aqui, tudo certo! >>

CONCLUSÃO:

Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada (AGENTE) pressionar o governo federal (AÇÃ) atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue (MEIO), que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos (DETALHAMENTO) a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão (EFEITO). Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia (AGENTE) deve auxiliar as autoridades públicas (AÇÃO) a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente(EFEITO). Somente assim, esse ato ( é bom aqui a retomada do tema) terá sua devida importância no Brasil.

<< consegui identificar os recursos na sua primeira propostas. Porém, não consegui achar alguns na sua segunda proposta. >>

Com isso, terminominha analise aqui! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Beijão <3

⚠️ ATENÇÃO: não sou muito boa com as competências. Sendo assim, darei a pontuação de acordo com meus conhecimentos. ⚠️

( Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer da minha analise, não sou profissional.)


Oi @geoca! Muito obrigada por corrigir o texto. Curti bastante a forma que você corrigiu :)

Vou só pontuar algumas coisinhas aqui, até pra te ajudar mesmo.

- Na introdução, o "sua" que você marcou, na verdade, se refere ao sangue (mencionado no período anterior) e não ao leitor hahahaha não tinha conseguido enxergar essa perspectiva até você explicar

- A vírgula que você adicionou no D2 não é necessária. Se uma estrutura segue a regra de "sujeito + verbo + complementos", a vírgula não deve ser utilizada (nesse caso, "esse" foi usado como uma estratégia de retomada do sujeito "pensamento").

- Sobre o último parágrafo, em questão dos elementos, a "segunda intervenção" faz parte da primeira, de certa forma hahahahaha isso fica mais fácil de visualizar ao ver que quando eu começo a "segunda intervenção" eu uso a partícula "nesse mesmo plano", inferindo que eu continuo falando sobre a mesma ação, sabe?

- Queria perguntar o que significa os conectivos marcados em verde ("Destarte" na introdução e "Sob esse viés" no D1).


Espero que te ajude! E novamente, muitíssimo obrigada!
Beijos, Ellen


Oioi!! Então, acredito que esteja tendo algum erro com a plataforma fazendo com que as cores estejam saindo erradas. Mas os conectivos marcados em verde, eram pra serem, na verdade, azuis afim de mostrar que você apresenta os recursos esperados. Nesse caso, os conectivos.

E obrigada pelos pontos destacados! 💖


Acho que é daqui mesmo hahahaj tá tudo laranjinha aqui tbm
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