Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil. Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato
com atos que envolvem o exercício da empatia. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito. Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".
A infraestrutura precária, além disso, é um empecilho para estimular a doação desse tecido. Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade. Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade, uma vez que esse evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização.
Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil organizada pressionar o governo federal a atuar por meio do Plano Nacional de Doação de Sangue, que, a partir do Ministério da Educação, irá proporcionar palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos a fim de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão. Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia deve auxiliar as autoridades públicas a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente. Somente assim, esse ato terá sua devida importância no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.