Diante dessa situação, é válido salientar, a princípio destaca-se que o Egoísmo como uma das causas do problema. Sob esse viés, Segundo Adam Smith-século XVIII, Não há como desenvolver uma cultura de doadores em uma sociedade marcada pelo individualismo, afirma que apenas a busca pelos interesses individuais levaria a sociedade ao progresso, de modo que a benevolência humana seria sinônimo de fraqueza. No entanto, ao se analisar o contexto nacional, vê-se uma lacuna entre a teoria e a prática nacional, uma vez que o egocentrismo idealizado por Smith se perpetua na contemporaneidade. Diante disso, é inaceitável tal conduta, em pleno século XXI, ainda se perpetuar Brasil.
Ademais, verifica-se a omissão do Estado como mais uma das causas do revés. Sob essa perspectiva, segundo a organização mundial da saúde de 1948, estabeleceu que as autoridades são responsáveis pela manutenção do bem-estar público. Nesse viés, as ações governamentais de estímulo ao ato de doar sangue têm sido incapazes de sensibilizar os cidadãos. Logo motiva o baixo estoque dos Bancos de sangue.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelo egoísmo e pela omissão do Estado Para isso, é necessário que o ministério da saúde, responsável por garantir o bem-estar da população, promova o dever desconstruir o individualismo acerca dessa atitude solidária, por meio de políticas públicas que estimulem os indivíduos a doar. Nesse sentido, o intuito de tal medida é essa iniciativa teria a finalidade de aumentar a oferta de sangue nos hospitais e de aprimorar a eficiência do Estado, e consequentemente, amenizar os obstáculos para a doação de sangue no Brasil. Desse modo, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição, finalmente, como realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada