Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72059
@ellendias, oi!

Trago minhas observações. Vamos lá.

INTRODUÇÂO:

O sangue, segundo a Biologia, é basilar para a manutenção da vida, sendo esse responsável por transportar diversas substâncias no organismo humano. Nesse sentido, compreende-se que sua(entendi que aqui está se referindo ao sangue, mas há uma certa ambiguidade: poderia dizer que estava falando com o leitor. Não vou apontar como erro, mas tome cuidado com isso) doação é de suma importância para a sobrevivência de um indivíduo. (contextualização)Entretanto, no Brasil, essa atitude enfrenta obstáculos que dificultam sua execução. Essa vicissitude tem origem inegável na omissão estatal, que aprofunda problemáticas na conjuntura atual(problematização). Destarte, não só a falha educacional, como também a carência infraestrutural colaboram com o entrave.(encaminhamento para D1 e D2)

Comentários: esse primeiro parágrafo me dá uma sensação de travamento. Foram cinco períodos, mas poderia ter articulado em 4 ou até 3. Foram muitos períodos para poucos caracteres e, mesmo com o uso dos conectivos, ficou meio desconexa a leitura. Fora isso, tudo em ordem ao meu ver.

DESENVOVIMENTO 2:

Sob esse viés, a falibilidade escolar é um impasse para promover a doação de sangue no Brasil(retomada de um dos elementos apresentados na introdução) . Isso ocorre, porque o Estado estabelece uma educação conteudista que fracassa em por o estudante em contato com atos que envolvem o exercício da empatia. À vista disso, há uma precarização da interação do indivíduo com a doação de sangue, o que, além de gerar uma lacuna informacional acerca dessa atitude, colabora para a difícil instalação desse hábito(Argumentação). Como consequência disso, são criados diversos estigmas associados à doação, a exemplo do mito popular "Quem doa uma vez, precisará doar para sempre".(Repertório).

Comentários: a relação entre sua argumentação e repertório poderia ser melhor articulada. Uma dica minha(não é obrigatório): após o tópico frasal, é interessante já apresentar o repertório e fundamentar sua argumentação nele, ficando mais fluido o parágrafo. Sobre seu repertório, ele não me passa credibilidade (nunca ouvi o mito mencionado, por exemplo) , procure usar informações/citações mais fundamentadas, sempre apresentando fonte/detalhes do autor. Esse desenvolvimento não apresenta uma finalização.

DESENVOLVIMENTO 2:

A infraestrutura precária, além disso(Deveria usar esse conectivo no inicio do parágrafo. Não me parece exatamente um erro, mas pode custar pontos na competência que avalia a coesão entre os parágrafos, dependendo do corretor. Então, é melhor não arriscar) , é um empecilho para estimular a doação desse tecido(retomada de um dos elementos apresentados na introdução). Tal panorama persiste devido ao escasso investimento público em aparatos e ambientes direcionados a(à doação de sangue) doação de sangue, fato percebido pela má disposição de centros de coleta e pela pouca manutenção das agências de transfusão sanguínea. Desse modo, há uma impraticabilidade no que tange o direito à vida, haja vista a preocupação inexistente com a garantia dessas transfusões - que, assim como é dito na Biologia, salvam diversos sujeitos - no país, o que acaba por resultar em uma grande adversidade(Argumentação). Esse cenário de injustiça vai de encontro ao pensamento do filósofo John Rawls, que afirma que um governo ético é aquele que disponibiliza recursos para todos os setores visando igualdade(repertório), uma vez que esse evidencia o caráter lacunoso do Estado brasileiro ao não investir na estrutura desse(dessa) atitude solidária, inibindo-a de uma naturalização. (finalização)

CONCLUSÃO:

Mediante ao exposto, torna-se claro como a negligência governamental origina os embargos da doação de sangue. Logo, cabe à sociedade civil(AGENTE) organizada pressionar (AÇÃO) o governo federal a atuar por meio(MEIO/MODO) do Plano Nacional de Doação de Sangue, que, a partir do Ministério da Educação(AGENTE), irá proporcionar(AÇÃO) palestras acerca da culturalização da transfusão e campanhas anuais de doação entre os alunos a fim(FINALIDADE) de desconstruir preconceitos e naturalizar essa questão. Ademais, nesse mesmo plano, o Ministério da Economia(AGENTE) deve auxiliar as autoridades públicas a direcionar investimentos nos espaços envolvidos no processo da doação com o intuito de melhorá-los estruturalmente(AÇÃO). Somente assim, esse ato terá sua devida importância no Brasil.

Comentários: faltou o detalhamento. Poderia fazê-lo descrevendo um dos agentes, por exemplo.


C1: 180
C2: 140
C3: 140
C4: 160
C5: 160

Nota final: 780

Você escreve bem. Só precisa praticar mais :mrgreen:

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
123 Exibições
por Ketlynn1
17 Respostas 
649 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
76 Exibições
por 0Manu02
2 Respostas 
168 Exibições
por sam2005
0 Respostas 
81 Exibições
por Nsnaty
0 Respostas 
61 Exibições
por rebeccaps4
0 Respostas 
449 Exibições
por Itamararuas
2 Respostas 
147 Exibições
por Maxy
0 Respostas 
356 Exibições
por JuhSalvador
6 Respostas 
495 Exibições
por Mylike

Na obra "vidas secas" do autor b[…]

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM