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#43486
No filme "Carandiru", baseado na obra de Dráuzio Varella, é possível identificar o alto nível de contágio de doenças entre os presos. O filme resume bem a vida atrás das grades, ainda mais no cenário pandêmico atual. Os fortes impactos da contaminação pelo COVID-19 são decorrentes, principalmente, da superlotação e precariedade carcerária e do descaso governamental, e esse problema precisa ser combatido com urgência.
De início, convém citar as palavras de Aristóteles: "Eduquem as crianças e não será necessário castigar aos homens". Pode-se perceber que ainda hoje existe uma superlotação nos presídios, ocasionada pela falta de preocupação do governo para com os jovens periféricos; a falta de estrutura durante a infância e adolescência é o principal motivo para tal coisa ocorrer em excesso, sendo que a frase do filósofo se mostra verdadeira, porém não faz parte da realidade na Terra de Vera Cruz.
Assim sendo, percebe-se que a extrema lotação e a precariedade são dois facilitadores à entrada do vírus, enquanto o ambiente sujo, a falta de alimentação adequada e acesso à saúde básica são apenas alguns dos fatores determinantes à situação frágil e precária que ocasiona o contágio do COVID e, por consequência, os graves sintomas e a possível morte, dois fortes impactos da doença.
Portanto, uma solução conveniente seria a criação de um projeto social por parte dos prefeitos e demais governantes, visando desenvolver um maior acolhimento aos jovens marginalizados, seja com a construção de centros esportivos comuns ou a garantia de acesso a um ensino de qualidade e demais necessidades básicas a todo ser-humano. Outro meio de evitar o contágio seria a garantia de um tratamento digno aos presidiários, lhes oferecendo um ambiente limpo e alimentação adequada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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