De início, convém citar as palavras de Aristóteles: "Eduquem as crianças e não será necessário castigar aos homens". Pode-se perceber que ainda hoje existe uma superlotação nos presídios, ocasionada pela falta de preocupação do governo para com os jovens periféricos; a falta de estrutura durante a infância e adolescência é o principal motivo para tal coisa ocorrer em excesso, sendo que a frase do filósofo se mostra verdadeira, porém não faz parte da realidade na Terra de Vera Cruz.
Assim sendo, percebe-se que a extrema lotação e a precariedade são dois facilitadores à entrada do vírus, enquanto o ambiente sujo, a falta de alimentação adequada e acesso à saúde básica são apenas alguns dos fatores determinantes à situação frágil e precária que ocasiona o contágio do COVID e, por consequência, os graves sintomas e a possível morte, dois fortes impactos da doença.
Portanto, uma solução conveniente seria a criação de um projeto social por parte dos prefeitos e demais governantes, visando desenvolver um maior acolhimento aos jovens marginalizados, seja com a construção de centros esportivos comuns ou a garantia de acesso a um ensino de qualidade e demais necessidades básicas a todo ser-humano. Outro meio de evitar o contágio seria a garantia de um tratamento digno aos presidiários, lhes oferecendo um ambiente limpo e alimentação adequada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.