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Por Thayane015
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#43486
No filme "Carandiru", baseado na obra de Dráuzio Varella, é possível identificar o alto nível de contágio de doenças entre os presos. O filme resume bem a vida atrás das grades, ainda mais no cenário pandêmico atual. Os fortes impactos da contaminação pelo COVID-19 são decorrentes, principalmente, da superlotação e precariedade carcerária e do descaso governamental, e esse problema precisa ser combatido com urgência.
De início, convém citar as palavras de Aristóteles: "Eduquem as crianças e não será necessário castigar aos homens". Pode-se perceber que ainda hoje existe uma superlotação nos presídios, ocasionada pela falta de preocupação do governo para com os jovens periféricos; a falta de estrutura durante a infância e adolescência é o principal motivo para tal coisa ocorrer em excesso, sendo que a frase do filósofo se mostra verdadeira, porém não faz parte da realidade na Terra de Vera Cruz.
Assim sendo, percebe-se que a extrema lotação e a precariedade são dois facilitadores à entrada do vírus, enquanto o ambiente sujo, a falta de alimentação adequada e acesso à saúde básica são apenas alguns dos fatores determinantes à situação frágil e precária que ocasiona o contágio do COVID e, por consequência, os graves sintomas e a possível morte, dois fortes impactos da doença.
Portanto, uma solução conveniente seria a criação de um projeto social por parte dos prefeitos e demais governantes, visando desenvolver um maior acolhimento aos jovens marginalizados, seja com a construção de centros esportivos comuns ou a garantia de acesso a um ensino de qualidade e demais necessidades básicas a todo ser-humano. Outro meio de evitar o contágio seria a garantia de um tratamento digno aos presidiários, lhes oferecendo um ambiente limpo e alimentação adequada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Thayane015
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#46151
Você poderia corrigir quando estiver disponível, por favor? Obrigada desde já! @Mendx
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Por Mendx
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#46205
No filme "Carandiru", baseado na obra de Dráuzio Varella, é possível identificar o alto nível de contágio de doenças entre os presos. O filme resume |bem| a vida atrás das grades, |ainda mais| principalmente no cenário pandêmico atual. (Faltou um conectivo aqui)Os fortes impactos da contaminação |pelo| pela COVID-19 são decorrentes, principalmente, da superlotação e precariedade carcerária e do descaso governamental, e esse problema precisa ser combatido com urgência.
Sua introdução é boa, mas está incompleta. Você contextualizou e apresentou sua tese, mas faltou o tema (problematização). A estrutura da introdução é: contextualização + tema + tese. E não esqueça de ligar tudo por elementos coesivos.

De início, convém citar as palavras de Aristóteles: "Eduquem as crianças e não será necessário castigar aos homens". Pode-se perceber, que ainda hoje (tente evitar esse termo, use atualmente) existe uma superlotação nos presídios, ocasionada pela falta de preocupação do governo para com os jovens periféricos, a falta de estrutura durante a infância e adolescência é o principal motivo para tal coisa ocorrer em excesso, sendo que a frase do filósofo se mostra verdadeira, porém não faz parte da realidade na Terra de Vera Cruz. Acredito que está última parte é a arrematação, porém você deveria ter usado o ponto, não a vírgula. Tente-se para não deixar seu desenvolvimento corrido, separe as partes necessárias por períodos. Bom, vejo aqui o tópico frasal, argumento, repertório e fechamento, apenas chamo atenção para a expressão "coisa" que você usou, se esforce em dar nome às coisas na redação. Também chamo a sua atenção para a parte que você argumentou sobre "a falta de estrutura na infância..." você faz uma mudança brusca, poderia ter usado um conectivo para retomar o que já foi dito e inserir este fato, como também poderia ter argumentado mais sobre isso.

Assim sendo, percebe-se que a extrema lotação e a precariedade são dois facilitadores à entrada do vírus, enquanto o ambiente sujo, a falta de alimentação adequada e acesso à saúde básica são apenas alguns dos fatores determinantes à situação frágil e precária que ocasiona o contágio |do| da COVID e, por consequência, os graves sintomas e a possível morte, dois fortes impactos da doença.
Nesse segundo desenvolvimento faltou o tópico frasal, repertório e a arrematação voltando à tese. Aqui você argumentou e defendeu sua tese com base senso comum, mas tudo bem, estamos aqui aprendendo, não é mesmo? Continue praticando!

Portanto, uma solução conveniente |seria| (seja categórica na conclusão. Use termos que mostre certeza) a criação de um projeto social (ação) por parte dos prefeitos e demais governantes, (agentes) visando desenvolver |um| maior acolhimento aos jovens marginalizados, (efeito) |seja com a| (esse termo desfavorece sua intervenção, passa a ideia de que você não tem certeza de como deve ser feito) através da construção de centros esportivos comuns e garantia de acesso a um ensino de qualidade e demais necessidades básicas a todo ser humano (meio+detalhamento). Outro meio de evitar o contágio |seria| é a garantia de um tratamento digno aos presidiários, (ação) lhes oferecendo um ambiente limpo e alimentação adequada.(detalhamento).
Sua conclusão está incompleta. Faltou você arrematar a tese na conclusão, e sua segunda intervenção apresentou o que deve ser feito (garantir tratamento digno aos presidiários) e detalhou tal tratamento (ambiente limpo e alimentação adequada) mas não disse o agente, nem o meio, nem a finalidade. O agente, eu posso entender que são os prefeitos e governantes, porque você já mencionou, mas de qualquer forma ficou incompleta. (A primeira intervenção está completa ;) )

Observei essas pequenas questões, mas parabenizo você pelo seu texto, faltam alguns detalhes, mas sua redação é muito boa. Continue praticando!
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Por Thayane015
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#46318
Vou usar as críticas construtivas para melhorar cada vez mais nas minhas redações. Muito obrigada por me ajudar, tenha uma boa noite s2
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Por Mendx
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#46320
@Thayane015, boa noite! Por nada! Tem alguns erros de digitação na avaliação que fiz, notei isso agora. Espero que não tenha prejudicado seu entendimento.😘
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Por Thayane015
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#46348
Não prejudicou, consegui compreender tudo muito bem. Obrigada de novo 💕
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Por Mendx
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#46351
Thayane015 escreveu:Não prejudicou, consegui compreender tudo muito bem. Obrigada de novo 💕
Disponha! 🥰
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