A ideia de cancelamento teve seu início junto ao movimento “#Metoo”, quando a partir da iniciativa da atriz Alyssa Milano, diversas pessoas começaram a relatar suas histórias de assédio sexual usando a hashtag, apesar do motivo importantíssimo pelo qual o movimento lutou e luta até hoje, o objetivo em algum momento foi desvirtuado e tornou-se normalizada a ação de ódio. Atualmente vê-se essas ações vem tomando proporções gigantescas, quanto mais conhecida a pessoa ou empresa, maior a quantidade de pessoas a vir “cancelar” o indivíduo por ter expressado uma opinião contraria ao que se projeta ou espera para tal.
O cancelamento pode ser visto como uma expressão muito egoísta acerca de um ponto de vista, contudo, apesar de necessário quando essas questões de verdade não estão situadas no senso comum e sim em fatos científicos, o linchamento em si parte da ideia da disseminação de uma verdade única. O MC Sid em uma de suas músicas diz “Lembra que, de frente, a minha esquerda é a sua direita/Logo, política é só um ponto de visão”, ao trocar a palavra “política” por “verdade”, percebe-se ali a pluralidade e subjetividade de opiniões, onde num espaço como o da rede social, agregam-se diversos tipos de pessoas, cada um com suas vivências, logo, sua verdade nem sempre é a verdade do outro.
A partir das ideias analisadas percebe-se a necessidade de uma orientação acerca dos reais efeitos que o cancelamento pode trazer, cabe ao Estado junto ao MEC estimular campanhas de conscientização e/ou palestras que trazem aos jovens estudantes a antevisão do malefícios que a ação de linchamento virtual pode trazer. Baseado na boa execução da ideia discutida e a crença de Immanuel Kant que, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, torna-se incomplexo o processo a ser percorrido para o abrandamento da cultura do cancelamento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada