Decerto, a pouca participação do governo é um entrave nessa temática. Segundo o artigo 6 da Constituição Federal, a educação é direito de todo cidadão. No entanto, ao obsevar os obstáculos educacionais enfrentados pelos indivíduos com perda de audição, nota-se uma negligência estatal, pois o Estado deveria incluir os deficientes com acompanhamentos na comunicação e adaptações nas interações, mas não o faz. Por conseguinte, o código de leis do país é violado e os alunos deficientes ficam mais suscetíveis a atos de exclusões.
Ademais, o desenvolvimento de uma sociedade ignorante contribui para o agravamento dos desafios na formação acadêmica dos surdos. Paralelamente a isso, o sociólogo Emille Durkheim tem a ideia de que o fato social é a maneira de agir e pensar coletivamente. Sob esse viés, é importante perceber a influência do corpo social na questão, já que uma sociedade preconceituosa surge por meio da distribuição de costumes que julgam os surdos como incapazes de aprender diante dos demais alunos. Assim, é essencial desconstruir as ideias preconceituosas da população, a fim integrar os indivíduos no ambiente da educação de forma igual.
Em síntese, medidas devem ser tomadas para combater os entraves na vida acadêmica das pessoas que possuem deficiências. Para isso, é mister que o Ministério da Educação, na posição de garantidor do acesso aos conteúdos educativos no Brasil, juntamente com a mídia, realize a disseminação de informações sobre a necessidade de adaptar, de forma equivalente, as comunicações nas atividades escolares, por meio de campanhas, de propagandas e de palestras educacionais com profissionais intérpretes (língua brasileira de sinais), em locais públicos e nas instituições de ensino, com o intuito de acolher a comunidade surda. Dessa maneira, espera-se que casos como do filme "A voz do silêncio" seja pouco presente no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.