Por Jujubx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53061
Uma vez que o sistema carcerário brasileiro é conhecido especialmente por seus problemas de superlotação e insalubridade é um desafio mudar tal situação e evitar um colapso. Essa situação calamitosa se deve principalmente à falta de investimentos governamentais e também a incapacidade do sistema judiciário de lidar com a questão.
Primeiramente vale ressaltar a falta de investimentos governamentais. A verba para o sistema carcerário é insuficiente, de maneira que sua infraestrutura só tende a piorar tornando precária a situação dentro das celas, ocasionando problemas como a proliferação de doenças. Ademais os detentos não tem condições adequadas de ressocialização, já que não existem políticas adequadas para permitir esse processo, situação que fica clara quando detentos sem antecedentes criminais são colocados juntos à chefes de facções criminosas e se aliam a eles, tornando quase impossível o processo de ressocialização.
Em uma segunda análise é perceptível que o poder judiciário não tem condições adequadas para lidar com a questão. Segundo o ministério da justiça, mais de um terço da população carcerária brasileira é formada por detentos provisórios, ou seja, que aguardam julgamento. Esse valor tão elevado denuncia a burocracia dos processos criminais no país e a baixa produtividade dos tribunais e demais representantes do poder judiciário.
Dessa forma, é necessária a mudança do sistema carcerário brasileiro. Cabe ao poder judiciário formular uma reforma na legislação criminal e dimensionamento dos processos penais, com incentivo ao uso de penas alternativas, com o intuito de desafogar os presídios, reduzindo a superlotação nas celas. Assim o sistema carcerário brasileiro se tornará modelo para outros países.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
reformulação do sistema carcerario brasileiro
por Leoleu    - In: Outros temas
1 Respostas 
148 Exibições
por Leoleu
0 Respostas 
51 Exibições
por srcstudy
0 Respostas 
47 Exibições
por Kaleo
0 Respostas 
56 Exibições
por naluz
Sistema carcerário no Brasil
por Alex1    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Alex1
1 Respostas 
97 Exibições
por thanxxfafa
Sistema carcerário em debate no Brasil
por Maria1909a    - In: Outros temas
0 Respostas 
304 Exibições
por Maria1909a
Sistema carcerário em debate no Brasil.
por Anq    - In: Outros temas
3 Respostas 
184 Exibições
por sammmmm
0 Respostas 
51 Exibições
por carloslobo
0 Respostas 
77 Exibições
por carloslobo

Recentemente, ocorreu-se uma notícia de um […]

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM