Primeiramente vale ressaltar a falta de investimentos governamentais. A verba para o sistema carcerário é insuficiente, de maneira que sua infraestrutura só tende a piorar tornando precária a situação dentro das celas, ocasionando problemas como a proliferação de doenças. Ademais os detentos não tem condições adequadas de ressocialização, já que não existem políticas adequadas para permitir esse processo, situação que fica clara quando detentos sem antecedentes criminais são colocados juntos à chefes de facções criminosas e se aliam a eles, tornando quase impossível o processo de ressocialização.
Em uma segunda análise é perceptível que o poder judiciário não tem condições adequadas para lidar com a questão. Segundo o ministério da justiça, mais de um terço da população carcerária brasileira é formada por detentos provisórios, ou seja, que aguardam julgamento. Esse valor tão elevado denuncia a burocracia dos processos criminais no país e a baixa produtividade dos tribunais e demais representantes do poder judiciário.
Dessa forma, é necessária a mudança do sistema carcerário brasileiro. Cabe ao poder judiciário formular uma reforma na legislação criminal e dimensionamento dos processos penais, com incentivo ao uso de penas alternativas, com o intuito de desafogar os presídios, reduzindo a superlotação nas celas. Assim o sistema carcerário brasileiro se tornará modelo para outros países.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.