Outrossim, Zigmunt Bauman, os relacionamentos são fluídos, efêmeros, algo muito mostrado pela mídia, por meio da exposição e exaltação de relações entre indivíduos de maneira volátil, nas novelas e filmes. O que impacta diretamente os adolescentes e a maneira como encaram a sexualidade. Junto com os relacionamentos amorosos, pois faz com que sejam imediatistas e despreocupados quanto ao sexo, podendo até afetar a saúde, através de doenças sexualmente transmissíveis.
Além disso, os desafios são enormes porque de acordo com Rosseau " O homem é bom mas, a sociedade o corrompe". Com isso, se pode destacar o fato de os adolescentes serem manipulados por pessoas de seu convívio de má índole, para usarem a sexualidade como ferramenta para praticar bullying e difamação entre os jovens, tornando esse assunto cada vez mais complexo e dificultoso.
Para tanto, é preciso que as escolas criem projetos educacionais, por meio de palestras e apresentações teatrais. Com temas que abordem a questão da sexualidade entre os adolescentes. Para assim, haver uma diminuição dos embates provocados por tal assunto na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.