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O Mito da Caverna, alegoria do livro de Platão, relata sobre uma caverna onde viviam prisioneiros que avistavam somente as sombras do mundo externo. Assim é inclusão dos idosos no meio digital, a dificuldade de ser inserido devido à falta de recursos direcionados a faixa etária, assim como, a dificuldade do manuseio, devido ao aprendizado tardio e a falta de suporte para promovê-lo, priva-os de todos os recursos que o meio digital pode oferecer.
Sabe-se que ainda hoje há a falta de recurso direcionados aos idosos, em outras palavras, há a necessidade de ferramentas que auxiliem o uso do meio digital de forma confortável e chamativa para o público que, atualmente, se encontra marginalizado. De acordo com Kely.A, os idosos têm dificuldade de memorizar os passos para o uso dos aplicativos e têm medo de cometerem algum erro, que leva um grande número de idosos a desistirem de aprender. O que evidencia que há a necessidade do desenvolvimento de interfaces que permitam que o uso da internet seja mais simples e memorizável.
Ademais, é notável que a atual população idosa viveu por muito tempo sem a presença desse meio, que cada vez mais ganha importância, e que as gerações mais novas foram inseridas mais rapidamente, considerando que tiveram contato com o meio na infância ou juventude, que por diversos especialistas é uma época em que o aprendizado é mais rápido e simples. Além disso, há também a falta de pessoas que se disponibilizam para introduzi-los na internet e auxiliá-los, sem os julgar pelo erro.
Em síntese, para que essa falta de inclusão fosse sanada, haveria de ter o desenvolvimento de softwares que contassem com um número menor de passos para o uso do aplicativo e que não exigissem guardar tantos dados, buscando melhorar a memorização e confiança no uso do aparelho, visto que a ocorrência do esquecimento seria menor. E, além disso, a conscientização nas mídias, como em novelas, conscientizando ao público idoso sobre o seu direito ao acesso, e também nas redes sociais, buscando atender e conscientizar, principalmente, o público mais jovem sobre a importância da ajuda para com as pessoas idosas, no meio digital.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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