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#62684
Segundo a Lei da Inércia, do físico Newton, a tendência de um corpo é permanecer parado quando nenhuma força é exercida sobre ele. Sob essa linha de raciocínio, é possível perceber a mesma condição no que concerne ao uso de veículos de tração animal no Brasil, que segue sem uma intervenção que o resolva. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a falta de fiscalização e a desigualdade sofrida por quem usa tal transporte.
Antes de tudo, a escassez de fiscalizações mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Nesse âmbito, no filme "Rio", animação que aborda o tráfico animal, é possível perceber que mesmo com leis que protegem as aves o comércio ilegal é uma realidade visto que, não basta apenas criar "regras" se elas não são seguidas. Logo, é inaceitável que normas contra o transporte de tração sejam feitas se são poucas as ações para que elas sejam cumpridas, sendo necessário maior policiamento das autoridades.
Outro ponto relevante, nessa temática, é a desigualdade sofrida por quem utiliza tais veículos. De acordo com a Constituição de 1988, todo cidadão tem direito a uma vida plena, tendo isso em vista, é inegável que essa afirmação não é executada pelo Estado, pois tanto o animal quanto o dono são expostos ao frio, chuva e calor extremo na tentativa de garantir o mínimo para sobreviver. Sob esse viés, não basta apenas proibir o uso de carroças, é preciso " combater o mal pela raiz" , ou seja, a desigualdade que esse grupo sofre para garantir seu sustento.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o uso de veículos de tração animal no Brasil. Para isso, faz-se necessário que o governo de cada estado, por meio de verba Federal , devem auxiliar carroceiros com projetos que vão disponibilizar cursos técnicos de diferentes setores e assim eles terão oportunidades maiores em outras áreas mais humanizadas e abandonarão os transportes usando animais, enquanto o IBAMA, através de fiscais que podem ser voluntários ou não, vão visitar locais onde apresentam denúncias de maus tratos a cavalos, por exemplo, e irão recolhe-los daqueles donos que recusam ajuda do governo e então a finalidade dessas ações é promover a diminuição de trabalhos que forcem os animais ao extremo. Dessa forma, uma força finalmente será exercida sobre o problema que não ficará mais estagnado, como segue a Lei da Inércia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#64147
Acho que você explicitou bem o seu ponto de vista, porém há muitos erros gramaticais como o uso incorreto das aspas e da vírgula. Mas sabendo onde você erra fica fácil acertar da próxima vez! A redação também apresenta muita repetição de ideias e de palavras que podiam ser substituídas (no caso das palavras repetidas) ou anuladas. Nesse trecho do seu texto você repetiu a ideia da falta de fiscalização, quando você só tem 30 linhas para escrever uma redação no ENEM ou vestibular.:

"Nesse contexto, torna-se evidente como causas a falta de fiscalização e a desigualdade sofrida por quem usa tal transporte.
Antes de tudo, a escassez de fiscalizações mostra-se como um dos desafios à resolução do problema."

Também poderia mudar "...torna - se evidente como causas" por apenas "...torna - se evidente a falta de fiscalização...", economizando espaço também.


"faz-se necessário que o governo de cada estado, por meio de verba Federal , devem auxiliar carroceiros com projetos..."

Nesse trecho da sua redação, você usou duas vezes o sentido de "necessidade", usando "faz- se necessário" e "devem", repetindo palavras com o mesmo sentido outra vez. Você usou o termo "governo" no singular, o que te obriga à usar "deve", não "devem".
#64163
"...enquanto o IBAMA, através de fiscais que podem ser voluntários ou não, vão visitar locais onde apresentam denúncias de maus tratos a cavalos, por exemplo, e irão recolhe-los daqueles donos que recusam ajuda do governo e então a finalidade dessas ações é promover a diminuição de trabalhos que forcem os animais ao extremo."

O uso do termo "então" ficou desconexo. O certo seria você usar o ponto final após a palavra "governo".

Espero ter ajudado, tente refazer a redação corrigindo esses erros e talvez adicionando algo que você queira e manda aqui de novo que eu vou querer ler 😚
#64191
Thata007 escreveu:Muitooo obrigadaa, vou tentar fazer melhor na próxima vez <3 <3 <3
Não sei se pode mandar a mesma redação duas vezes pra correção :/
poder, até pode, mas não é interessante pro seu aprendizado repetir ela logo
acho melhor você já testar seu aprendizado escrevendo sobre um novo tema
#64557
no filme "Rio", animação que aborda o tráfico animal, é possível perceber que mesmo com leis que protegem as aves o comércio ilegal é uma realidade visto que, não basta apenas criar "regras" se elas não são seguidas. Logo, é inaceitável que normas contra o transporte de tração sejam feitas

Aves ou tração ? Tangenciou. " basta apenas criar "regras" se elas não são seguidas" tal trecho é vinculado à realidade do filme,e não dos animais de tração.

nessa temática, é a desigualdade sofrida por quem utiliza tais veículos. De acordo com a Constituição de 1988, todo cidadão tem direito a uma vida plena
tanto o animal quanto o dono são expostos ao frio, chuva e calor extremo na tentativa de garantir o mínimo para sobreviver.
:desigualdade sofrida por quem usa tal transporte
A quem há de se comparar essa desigualdade ? Nao explícito, na próxima deixe claro.
Reflexos da tela preta

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