O físico alemão, Albert Einstein, acredita que: “Sem cultura moral não haverá nenhuma saída para os homens”. Inegavelmente, a cultura moral citada por Albert Einstein se encontra em oposição com a permanência “jeitinho brasileiro” na sociedade. Ademais, com a arte imitando a vida, um dos mais famosos filmes brasileiros, “Tropa de Elite”, do diretor José Padilha, é mostrado explicitamente o “jeitinho brasileiro” dentro da polícia do Rio de Janeiro, que acontece com pequenos e grandes atos, sendo assim, mesmo na parte da sociedade brasileira que possui o objetivo de acabar com a criminalidade, existe corrupção.
A política está no cotidiano do ser humano, e é necessária para o convívio social. De acordo com o dramaturgo e poeta alemão, Bertolt Brecht, o pior analfabeto é o analfabeto político, que cita uma pessoa que não se interessa pela política e se orgulha por não gostar da política. Essa situação é comumente observada no cenário brasileiro, e com isso, diversas críticas aparecem sobre a política brasileira, como no artigo, “Além do fato: Credo do Otário”, do cientista político brasileiro José Murilo de Carvalho, que mostra o sentimento do cidadão brasileiro honesto que está informado sobre a política e que abomina muitos dos pequenos atos causados pelo “jeitinho brasileiro”.
Portanto, o “jeitinho brasileiro” é uma cultura popular que colabora com atitudes imorais na sociedade, como a corrupção na política brasileira. Sobretudo, é preciso fazer com que a sociedade brasileira tenha mais conhecimento sobre a política. Para isso, é preciso dar melhores condições de estudo para os brasileiros, e o Ministério da Educação deveria adicionar um aprofundamento sobre política nas matérias escolares existentes. Se caso isso ocorra, em breve no Brasil, teremos uma sociedade mais justa e honesta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada