Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#60052
A corrupção no Brasil é uma ação que acontece desde pequenas atitudes no dia dos brasileiros até grandes atos no governo brasileiro. Sendo que os pequenos atos de corrupção são popularmente chamados de “jeitinho brasileiro”, sendo muitas vezes aceitos pela sociedade brasileira. Com isso, é possível notar que isso está enraizado na cultura brasileira e acontece pela grande falta de conhecimento político pelos brasileiros.
O físico alemão, Albert Einstein, acredita que: “Sem cultura moral não haverá nenhuma saída para os homens”. Inegavelmente, a cultura moral citada por Albert Einstein se encontra em oposição com a permanência “jeitinho brasileiro” na sociedade. Ademais, com a arte imitando a vida, um dos mais famosos filmes brasileiros, “Tropa de Elite”, do diretor José Padilha, é mostrado explicitamente o “jeitinho brasileiro” dentro da polícia do Rio de Janeiro, que acontece com pequenos e grandes atos, sendo assim, mesmo na parte da sociedade brasileira que possui o objetivo de acabar com a criminalidade, existe corrupção.
A política está no cotidiano do ser humano, e é necessária para o convívio social. De acordo com o dramaturgo e poeta alemão, Bertolt Brecht, o pior analfabeto é o analfabeto político, que cita uma pessoa que não se interessa pela política e se orgulha por não gostar da política. Essa situação é comumente observada no cenário brasileiro, e com isso, diversas críticas aparecem sobre a política brasileira, como no artigo, “Além do fato: Credo do Otário”, do cientista político brasileiro José Murilo de Carvalho, que mostra o sentimento do cidadão brasileiro honesto que está informado sobre a política e que abomina muitos dos pequenos atos causados pelo “jeitinho brasileiro”.
Portanto, o “jeitinho brasileiro” é uma cultura popular que colabora com atitudes imorais na sociedade, como a corrupção na política brasileira. Sobretudo, é preciso fazer com que a sociedade brasileira tenha mais conhecimento sobre a política. Para isso, é preciso dar melhores condições de estudo para os brasileiros, e o Ministério da Educação deveria adicionar um aprofundamento sobre política nas matérias escolares existentes. Se caso isso ocorra, em breve no Brasil, teremos uma sociedade mais justa e honesta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição federal de 1988, docu[…]

Violência doméstica

Agressão a Maria da Penha Vemos que atualm[…]

Obesidade no Brasil

Segundo dados do IBGE, em 2019 um quarto da popula[…]

Medo provocado por pandemia

*Medo causado pela pandemia* Diante de um cas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM