Com o surgimento da internet, muitas coisas foram e estão sendo substituídas diaramente. Como por exemplo, antigamente para se saber alguma informação era necessário esperar a notícia passar nos meios de comunicação digital, como a televisão, ou o famoso jornalzinho que as pessoas compravam sempre nas bancas de jornais. Hoje para se saber alguma informação basta acessar a internet que em questões de segundos a noticia já estará na sua frente.
Porém, é necessário ter muito cuidado com as informações transmitidas, pelo fato que podendo estas ser usadas contra as pessoas que com elas lidam, invadindo assim as privacidades ou, mais grave ainda, por em risco a segurança das mesmas. Como hoje em dia a dependência destes meios de comunicação é imensa, é praticamente impossível deixar de os ultilizar, logo o cuidado com aquilo na qual a sociedade lida, precisa ser tomado. Além disso, um grande impacto causado pela sociedade da informação é um certo vício, onde várias pessoas não conseguem viver as suas vidas como antes, não conseguem passar um segundo longe das informações, das redes sociais e enfim, isso tem causado até mesmo alguns transtornos psicológicos.
Contudo, o impacto da sociedade da informação na vida quotidiana é algo de extremo crescimento e explosão. Porém, se faz necessário a sociedade reter o que é bom e eliminar aquilo que coloca em risco as suas vidas. Aproveitar as ferramentas que se tem nas mãos geram oportunidades, oportunidades geram maturidade e maturidade gera sabedoria, quando essas chaves forem aplicadas contemplaremos de um mundo que será construído de uma maneira melhor, onde as informações não irão influenciar a segurança das pessoas, mas sim onde as mesmas irão juntamente com a tecnologia crescer e avançar diante das oportunidades que vão surgir no caminho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.