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#55031
No art.3 da Constituição Federal do Brasil assegura-se que o estado tem como função erradicar a desigualdade entre as regiões do país a fim de se obter uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, infelizmente não se observa a concretização desse objetivo na realidade em diversos aspectos. Desta forma, torna-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para construir essa desigualdade.

Em primeira análise, nota-se que a desigualdade entre as regiões do Brasil descende das matrizes econômicas desde o período de formação do país, e têm se reverberado até os dias atuais, no que se pode observar que somente a região sudeste possui uma participação com mais de 50% no PIB nacional.

Ademais, é imprescindível ressaltar o papel do governo nessa temática, pois na maioria das vezes acaba por somente prender a atenção em regiões que apresentam atividades econômicas extremamente rentáveis, que, por conseguinte, acaba por negligenciar o potencial de desenvolvimento de outras regiões. Portanto, tal conjuntura de negligência foge dos princípios de “estado mantenedor da igualdade” idealizado por Jean Jacques Rousseau e que compõe um pilar do liberalismo. Desta forma, é preciso tomar medidas para que essa estrutura seja mudada.

Em suma, nota-se que para a redução da desigualdade entre regiões no Brasil é mister que os órgãos governamentais direcionem o investimentos para as regiões até então menos desenvolvidas e negligenciadas a fim de garantir o desdobramento econômico das mesmas. Assim então, pode-se obter uma nação mais igualitária assim como consta nos ideais de Rousseau.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#55034
No artigo 3 da Constituição Federal do Brasil assegura-se que o Estado tem como função erradicar a desigualdade entre as regiões do país a fim de se obter uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, infelizmente não se observa a concretização desse objetivo na realidade em diversos aspectos < procure não generalizar assim, exemplifique]. Desta forma, torna-se imperiosa a análise dos fatores que contribuem para construir essa desigualdade.

Em primeira análise, nota-se que a desigualdade entre as regiões do Brasil descende das matrizes econômicas desde o período de formação do país, e [evite usar "vírgula + e"] têm se reverberado até os dias atuais [prefira: atualmente], no que se pode observar que somente a região sudeste possui uma participação com mais de 50% no PIB nacional. < tirou esse dado da onde? é importante comprovar o que se fala] [faltou arrematação]
* Estrutura do desenvolvimento: apresentar/chamar o argumento + repertório (dados ou citação) + argumentação + arrematação


Ademais, é imprescindível ressaltar o papel do governo nessa temática, pois na maioria das vezes acaba por somente prender a atenção em regiões que apresentam atividades econômicas extremamente rentáveis, que, [cuidado com o excesso de vírgula desnecessária] por conseguinte, acaba por negligenciar o potencial de desenvolvimento de outras regiões. Portanto, tal conjuntura de negligência foge dos princípios de “Estado mantenedor da igualdade” idealizado pelo filósofo Jean Jacques Rousseau e que compõe um pilar do liberalismo. Desta forma, é preciso tomar medidas para que essa estrutura seja mudada.
* Procure seguir a mesma estrutura nos dois parágrafos de desenvolvimento
* Esse parágrafo está mais estruturado


Em suma, nota-se que para a redução da desigualdade entre regiões no Brasil é mister que os órgãos governamentais < quais? não generalize assim] direcionem o investimentos < para que? vai fazer o que com esse investimento?] para as regiões até então menos desenvolvidas e negligenciadas a fim de garantir o desdobramento econômico das mesmas. Assim então, pode-se < fuja da sensação de dúvida] obter uma nação mais igualitária assim como consta nos ideais de Rousseau.
* Precisa apresentar uma intervenção mais concreta, uma solução composta de agente + ação + meio + finalidade + detalhamento

Espero ter ajudado! :D
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