Em primeira análise, nota-se que a desigualdade entre as regiões do Brasil descende das matrizes econômicas desde o período de formação do país, e têm se reverberado até os dias atuais, no que se pode observar que somente a região sudeste possui uma participação com mais de 50% no PIB nacional.
Ademais, é imprescindível ressaltar o papel do governo nessa temática, pois na maioria das vezes acaba por somente prender a atenção em regiões que apresentam atividades econômicas extremamente rentáveis, que, por conseguinte, acaba por negligenciar o potencial de desenvolvimento de outras regiões. Portanto, tal conjuntura de negligência foge dos princípios de “estado mantenedor da igualdade” idealizado por Jean Jacques Rousseau e que compõe um pilar do liberalismo. Desta forma, é preciso tomar medidas para que essa estrutura seja mudada.
Em suma, nota-se que para a redução da desigualdade entre regiões no Brasil é mister que os órgãos governamentais direcionem o investimentos para as regiões até então menos desenvolvidas e negligenciadas a fim de garantir o desdobramento econômico das mesmas. Assim então, pode-se obter uma nação mais igualitária assim como consta nos ideais de Rousseau.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.