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#69316
Segundo o acadêmico Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Sob essa ótica, na sociedade brasileira hodierna, a máxima do educador se encontra em divergência diante da exorbitante quantidade de analfabetos e analfabetos funcionais existentes no país. Nesse sentido, um grave problema emerge na realidade, impulsionado pela ineficiência legislativa bem como pelo precário amparo escolar no que concerne o letramento de populações menos abastadas.

Em primeiro plano, é mister ressaltar a ausência do cumprimento legislativo no asseguramento do direito à educação para com algumas parcelas sociais. De acordo com a Constituição Federal de 1988, se assevera o direito de acesso à educação como privilégio de todo cidadão brasileiro. Contudo, o Estado não vem cumprindo com seu dever, tendo em vista a volumosa quantidade de crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras, de transporte até às escolas, ou até uma alimentação adequada para enfrentar a jornada escolar de forma que se aproveite os estudos de maneira integral e satisfatória. Nesse sentido, fica claro o descaso do Estado em não proporcionar uma situação adequada para que exista um ensino de qualidade e a diminuição da taxa de desanalfabetização no Brasil.

Em segundo plano, é viável entender como a precarização do ensino nacional afeta prioritariamente o desenvolvimento escolar das populações em situação de vulnerabilidade social. Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -, explicita, o perfil majoritário dessa população é: mulher, interiorana, negra e pobre. Diante de tal informação, é inteligível a intersecção existente, pois muitas dessas cidadãs precisaram cuidar de irmãos e de casa ainda na mais tenra idade, consequentemente se ausentando do ambiente escolar, que por mais uma consequência as impossibilita de alcançar um emprego de qualidade para sustentar seus respectivos filhos, dessa forma, não permitindo a quebra desse ciclo da orfandade de conhecimento. Logo, a inexistência de encorajamento e programas educacionais específicos por parte do governo corrobora para uma inacessibilidade de aprendizagem para determinadas camadas populacionais.

Portanto, medidas são necessárias para assegurar a resolução desse impasse. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação – órgão governamental responsável pelas demandas educacionais no país -, juntamente às ONGs (Organizações não Governamentais) elaborar aulas de alfabetização de jovens e adultos mediante projetos pedagógicos, tendo as ONGs o papel buscar e disponibilizar empregos com a finalidade de inserir dignamente essa população no mercado de trabalho formal. Ademais, a divulgação desse projeto deve ser feita através de de propagandas que sejam transmitidas em horário nobre e nas redes sociais. Além disso, o MEC deve disponibilizar transporte escolar de qualidade para crianças e adolescentes, junto a um projeto de merenda nas escolas que seja distribuída nos horários de cada refeição essencial. Dessa forma, será possível seguir os ensinamentos de Paulo Freire para se atingir uma sociedade plena e transformada pela educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 178

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#69317
Oiii, pessoal! Como estão? 💛🐱
Fiz essa redação e gostaria de saber se vocês podem me dar um retorno e dicas para melhorar aspectos que não estejam tão bons. Agradeço! (E a quem prometi correções, perdão pela lentidão, estou tentando corrigir uma por uma no meu tempinho vago. :? )

@EmillyySilva
@cassiahso
@Willa
@Gi69
@vitoriaca
@Dante
@LariLuiz
@LeighTeabing
@eurodrigo

Quem não estiver mencionado, sinta-se livre para opinar!
#69329
@chihirukiki,

LEGENDA:
✅CORRETO
❌ERRO/FALTA
📝ERRO DE PORT
😉DICA
🧐OPINIÃO

LET'S GO:

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅CITAÇÃO Segundo o acadêmico Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. ✅CONTEXTUALIZAÇÃO Sob essa ótica, na sociedade brasileira hodierna, a máxima do educador se encontra em divergência diante da exorbitante quantidade de analfabetos e analfabetos funcionais existentes no país. ✅[TESE]Nesse sentido, um grave problema emerge na realidade,✅[ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO] impulsionado pela ineficiência legislativa bem como pelo precário amparo escolar no que concerne o letramento de populações menos abastadas.

🧐PERFEITO!

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL Em primeiro plano, é mister ressaltar a ausência do cumprimento legislativo no asseguramento do direito à educação para com algumas parcelas sociais. ✅REPERTÓRIO/LEI De acordo com a Constituição Federal de 1988, se assevera o direito de acesso à educação como privilégio de todo cidadão brasileiro. ✅ARGUMENTAÇÃO/CONTRAPOSIÇÃO Contudo, o Estado não vem cumprindo com seu dever, tendo em vista a volumosa quantidade de crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras, de transporte até às escolas, ou até [,] [ACHO QUE EXPRESSÕES COMO "OU ATÉ" OU "ATÉ MESMO" DEVEM APARECER ENTRE VÍRGULAS]uma alimentação adequada para enfrentar a jornada escolar de forma que se aproveite os estudos de maneira integral e satisfatória.✅FINALIZAÇÃO Nesse sentido, fica claro o descaso do Estado em não proporcionar uma situação adequada para que exista um ensino de qualidade e a diminuição da taxa de desanalfabetização no Brasil.

🧐PERFEITOOO!

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL Em segundo plano, é viável entender como a precarização do ensino nacional afeta prioritariamente o desenvolvimento escolar das populações em situação de vulnerabilidade social. ✅REPERTÓRIO Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -,😉 explicita🤔😉[ESSE "EXPLICITA" ERA PARA ESTAR AQUI DESSE JEITO ? TEM ALGUMA COISA SOANDO MAL AQUI -> "CONFORME O MINIDOCUMENTÁRIO 'LETRA M DE MÃE' EXPLICITA" ], o perfil majoritário dessa população é: mulher, interiorana, negra e pobre.✅[LINK COM O REPERTÓRIO E ARGUMENTAÇÃO] Diante de tal informação, é inteligível a intersecção existente, pois muitas dessas cidadãs precisaram cuidar de irmãos e de casa ainda na mais tenra idade, consequentemente se ausentando do ambiente escolar, que por mais uma consequência as impossibilita de alcançar um emprego de qualidade para sustentar seus respectivos filhos, dessa forma, não permitindo a quebra desse ciclo da orfandade de conhecimento.✅[FINALIZAÇÃO] Logo, a inexistência de encorajamento e programas educacionais específicos por parte do governo corrobora para uma inacessibilidade de aprendizagem para determinadas camadas populacionais.

🧐VOCÊ ESCREVE MUITO BEM! PARABÉNS!🥳💖

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO✍🏾✍🏾
Portanto, medidas são necessárias para assegurar a resolução desse impasse. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação – órgão governamental responsável pelas demandas educacionais no país -, juntamente às ONGs (Organizações não Governamentais) elaborar aulas de alfabetização de jovens e adultos mediante projetos pedagógicos, tendo as ONGs o papel buscar e disponibilizar empregos com a finalidade de inserir dignamente essa população no mercado de trabalho formal. Ademais, a divulgação desse projeto deve ser feita através de de propagandas que sejam transmitidas em horário nobre e nas redes sociais. Além disso, o MEC deve disponibilizar transporte escolar de qualidade para crianças e adolescentes, junto a um projeto de merenda nas escolas que seja distribuída nos horários de cada refeição essencial. Dessa forma, será possível seguir os ensinamentos de Paulo Freire para se atingir uma sociedade plena e transformada pela educação.

✅AGENTE
✅MEIO
✅MODO
✅FINALIDADE

💖💖SHOW! PARABÉNS!😘😘
#69334
chihirukiki escreveu:Oiii, pessoal! Como estão? 💛🐱
Fiz essa redação e gostaria de saber se vocês podem me dar um retorno e dicas para melhorar aspectos que não estejam tão bons. Agradeço! (E a quem prometi correções, perdão pela lentidão, estou tentando corrigir uma por uma no meu tempinho vago. :? )

@EmillyySilva
@cassiahso
@Willa
@Gi69
@vitoriaca
@Dante
@LariLuiz
@LeighTeabing
@eurodrigo

Quem não estiver mencionado, sinta-se livre para opinar!
Trarei comentários assim que possível. :)
#69336
@chihirukiki
Só umas observações rsrs:
1)" Através" significa atravessar transverssalmente por isso, sugiro mudar para "por meio de".
2) (...)de propagandas que sejam transmitidas em horário nobre e nas redes sociais. (...) Creio que o correto seria "em horários nobres".
3)junto a um projeto de merenda nas escolas que seja distribuída nos horários de cada refeição essencial.
Correção: junto a um projeto de merenda nas escolas, o qual deve distribuir refeições nos horários essenciais.

Desculpa por não ter escrito isso no 1° comentário.
#69429
chihirukiki escreveu:Oiii, pessoal! Como estão? 💛🐱
Fiz essa redação e gostaria de saber se vocês podem me dar um retorno e dicas para melhorar aspectos que não estejam tão bons. Agradeço! (E a quem prometi correções, perdão pela lentidão, estou tentando corrigir uma por uma no meu tempinho vago. :? )

@EmillyySilva
@cassiahso
@Willa
@Gi69
@vitoriaca
@Dante
@LariLuiz
@LeighTeabing
@eurodrigo

Quem não estiver mencionado, sinta-se livre para opinar!
Olá @chihirukiki ! Tudo bem? Já que esses alunos/corretos incríveis @Gi69 e @eurodrigo estão lhe ajudando, deixarei minha análise para as suas próximas redações. (que a provável, tenho certeza que vão ser incríveis!♡) 💪🏻😎👏

Um beijo no cérebro. 😚🧠
#69438
@chihirukiki, oii!

Trago minhas observações, vamos lá!

INTRODUÇÃO:

Segundo o acadêmico Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda(Contextualização). Sob essa ótica, na sociedade brasileira hodierna, a máxima do educador se encontra em divergência diante da exorbitante quantidade de analfabetos e analfabetos funcionais existentes no país(Problematização). Nesse sentido, um grave problema emerge na realidade, impulsionado pela ineficiência legislativa bem como pelo precário amparo escolar no que concerne o letramento de populações menos abastadas.(Encaminhamento para D1 e D2)

Comentários: Eu juro que tento! Mas não consigo achar nada para dizer "olha, isso aqui pode melhorar". Ótima introdução.

Desenvolvimento 1:

Em primeiro plano, é mister ressaltar a ausência do cumprimento legislativo no asseguramento do direito à educação para com algumas parcelas sociais(Retomada de um dos elementos apresentados na introdução). De acordo com a Constituição Federal de 1988, se assevera o direito de acesso à educação como privilégio de todo cidadão brasileiro(Repertóro). Contudo, o Estado não vem cumprindo com seu dever, tendo em vista a volumosa quantidade de crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras, de transporte até às escolas, ou até uma alimentação adequada para enfrentar a jornada escolar de forma que se aproveite os estudos de maneira integral e satisfatória(Argumentação). Nesse sentido, fica claro o descaso do Estado em não proporcionar uma situação adequada para que exista um ensino de qualidade e a diminuição da taxa de desanalfabetização no Brasil.(Finalização)

Comentários: quando comecei a ler sua redação pensei "poderia ter usado a Constituição na contextualização". Mas confesso que usá-la no desenvolvimento o deixou mais consistente. Muito bom!

Desenvolvimento 2:

Em segundo plano, é viável entender como a precarização do ensino nacional afeta prioritariamente o desenvolvimento escolar das populações em situação de vulnerabilidade social(Retomada de um dos elementos apresentados na introdução). Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -, explicita, o perfil majoritário dessa população é: mulher, interiorana, negra e pobre(Repertório). Diante de tal informação, é inteligível a intersecção existente, pois muitas dessas cidadãs precisaram cuidar de irmãos e de casa ainda na mais tenra idade, consequentemente se ausentando do ambiente escolar, que por mais uma consequência as impossibilita de alcançar um emprego de qualidade para sustentar seus respectivos filhos, dessa forma, não permitindo a quebra desse ciclo da orfandade de conhecimento(Argumentação). Logo, a inexistência de encorajamento e programas educacionais específicos por parte do governo corrobora para uma inacessibilidade de aprendizagem para determinadas camadas populacionais.(Finalização)

Comentários: sobre o seguinte trecho "Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -, explicita, o perfil majoritário dessa população é[...]". Creio que o termo "explicita" esteja mal colocado, prejudicando todo o trecho. Sugestão: "Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -, o perfil majoritário dessa população é[...]". Fora isso, tudo me parece em ordem.

Conclusão:


Portanto, medidas são necessárias para assegurar a resolução desse impasse. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação – órgão governamental responsável pelas demandas educacionais no país -, juntamente às ONGs (Organizações não Governamentais) elaborar aulas de alfabetização de jovens e adultos mediante projetos pedagógicos, tendo as ONGs o papel buscar e disponibilizar empregos com a finalidade de inserir dignamente essa população no mercado de trabalho formal. Ademais, a divulgação desse projeto deve ser feita através de de propagandas que sejam transmitidas em horário nobre e nas redes sociais. Além disso, o MEC deve disponibilizar transporte escolar de qualidade para crianças e adolescentes, junto a um projeto de merenda nas escolas que seja distribuída nos horários de cada refeição essencial. Dessa forma, será possível seguir os ensinamentos de Paulo Freire para se atingir uma sociedade plena e transformada pela educação.

Comentários: pequena dúvida aqui sobre o detalhamento. Descrição de Agente pode ser categorizado como detalhamento? Não sou especialista, por isso peço uma ajuda nesse aspecto. De toda forma, vou considerar que pode ser levado como detalhamento. Fora isso, tudo em ordem.

C1: 180 ( Por causa daquele lance do "explicita". Estava pensando em relevar, mas é algo que realmente da um travamento desagradável(mesmo que não tão grande) na leitura.
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200

Nota: 980
Ótima redação!! :D
#69501
Gi69 escreveu:@chihirukiki
Só umas observações rsrs:
1)" Através" significa atravessar transverssalmente por isso, sugiro mudar para "por meio de".
2) (...)de propagandas que sejam transmitidas em horário nobre e nas redes sociais. (...) Creio que o correto seria "em horários nobres".
3)junto a um projeto de merenda nas escolas que seja distribuída nos horários de cada refeição essencial.
Correção: junto a um projeto de merenda nas escolas, o qual deve distribuir refeições nos horários essenciais.

Desculpa por não ter escrito isso no 1° comentário.
Oii, @Gi69! Muito obrigada mais uma vez pela excelente correção! Agradeço também pelos elogios, fico extremamente lisonjeada 🥺💛.
Sobre os comentários:
1) De fato, o através na sua forma verbal significa isso, porém também pode assumir o papel de operador textual e ser usado como sinônimo de "por meio de". Inclusive, até dei uma conferida.
https://www.sinonimos.com.br/atraves/
Geralmente utilizo o "por meio de", mas vi em algum lugar sobre ser uma expressão prolixa, então quis dar uma mudada.
2) O correto é "horário nobre" mesmo, no singular. 😬
3) Com a adição desse conectivo ficou bem melhor! Usarei dessa forma nas próximas vezes.

Mais uma vez, agradeço pela disponibilidade! 💕 Abraços 😘
#69502
EmillyySilva escreveu:
chihirukiki escreveu:Oiii, pessoal! Como estão? 💛🐱
Fiz essa redação e gostaria de saber se vocês podem me dar um retorno e dicas para melhorar aspectos que não estejam tão bons. Agradeço! (E a quem prometi correções, perdão pela lentidão, estou tentando corrigir uma por uma no meu tempinho vago. :? )

@EmillyySilva
@cassiahso
@Willa
@Gi69
@vitoriaca
@Dante
@LariLuiz
@LeighTeabing
@eurodrigo

Quem não estiver mencionado, sinta-se livre para opinar!
Olá @chihirukiki ! Tudo bem? Já que esses alunos/corretos incríveis @Gi69 e @eurodrigo estão lhe ajudando, deixarei minha análise para as suas próximas redações. (que a provável, tenho certeza que vão ser incríveis!♡) 💪🏻😎👏

Um beijo no cérebro. 😚🧠
Olá! Espero que na próxima dê, adoro as suas correções! Quero até abrir um parênteses aqui e elogiá-la pela dedicação nas análises, sempre leio quando as vejo. Até já salvei algumas das dicas que você mandou para algumas pessoas, obrigada por me ajudar indiretamente! Haha
Beijo no cérebro recebido com sucesso 🤣💛
#69503
LeighTeabing escreveu:@chihirukiki, oii!

Trago minhas observações, vamos lá!

INTRODUÇÃO:

Segundo o acadêmico Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda(Contextualização). Sob essa ótica, na sociedade brasileira hodierna, a máxima do educador se encontra em divergência diante da exorbitante quantidade de analfabetos e analfabetos funcionais existentes no país(Problematização). Nesse sentido, um grave problema emerge na realidade, impulsionado pela ineficiência legislativa bem como pelo precário amparo escolar no que concerne o letramento de populações menos abastadas.(Encaminhamento para D1 e D2)

Comentários: Eu juro que tento! Mas não consigo achar nada para dizer "olha, isso aqui pode melhorar". Ótima introdução.

Desenvolvimento 1:

Em primeiro plano, é mister ressaltar a ausência do cumprimento legislativo no asseguramento do direito à educação para com algumas parcelas sociais(Retomada de um dos elementos apresentados na introdução). De acordo com a Constituição Federal de 1988, se assevera o direito de acesso à educação como privilégio de todo cidadão brasileiro(Repertóro). Contudo, o Estado não vem cumprindo com seu dever, tendo em vista a volumosa quantidade de crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras, de transporte até às escolas, ou até uma alimentação adequada para enfrentar a jornada escolar de forma que se aproveite os estudos de maneira integral e satisfatória(Argumentação). Nesse sentido, fica claro o descaso do Estado em não proporcionar uma situação adequada para que exista um ensino de qualidade e a diminuição da taxa de desanalfabetização no Brasil.(Finalização)

Comentários: quando comecei a ler sua redação pensei "poderia ter usado a Constituição na contextualização". Mas confesso que usá-la no desenvolvimento o deixou mais consistente. Muito bom!

Desenvolvimento 2:

Em segundo plano, é viável entender como a precarização do ensino nacional afeta prioritariamente o desenvolvimento escolar das populações em situação de vulnerabilidade social(Retomada de um dos elementos apresentados na introdução). Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -, explicita, o perfil majoritário dessa população é: mulher, interiorana, negra e pobre(Repertório). Diante de tal informação, é inteligível a intersecção existente, pois muitas dessas cidadãs precisaram cuidar de irmãos e de casa ainda na mais tenra idade, consequentemente se ausentando do ambiente escolar, que por mais uma consequência as impossibilita de alcançar um emprego de qualidade para sustentar seus respectivos filhos, dessa forma, não permitindo a quebra desse ciclo da orfandade de conhecimento(Argumentação). Logo, a inexistência de encorajamento e programas educacionais específicos por parte do governo corrobora para uma inacessibilidade de aprendizagem para determinadas camadas populacionais.(Finalização)

Comentários: sobre o seguinte trecho "Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -, explicita, o perfil majoritário dessa população é[...]". Creio que o termo "explicita" esteja mal colocado, prejudicando todo o trecho. Sugestão: "Conforme o minidocumentário "Letra M de Mãe" - produzido recentemente pelo veículo de mídia G1 -, o perfil majoritário dessa população é[...]". Fora isso, tudo me parece em ordem.

Conclusão:


Portanto, medidas são necessárias para assegurar a resolução desse impasse. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação – órgão governamental responsável pelas demandas educacionais no país -, juntamente às ONGs (Organizações não Governamentais) elaborar aulas de alfabetização de jovens e adultos mediante projetos pedagógicos, tendo as ONGs o papel buscar e disponibilizar empregos com a finalidade de inserir dignamente essa população no mercado de trabalho formal. Ademais, a divulgação desse projeto deve ser feita através de de propagandas que sejam transmitidas em horário nobre e nas redes sociais. Além disso, o MEC deve disponibilizar transporte escolar de qualidade para crianças e adolescentes, junto a um projeto de merenda nas escolas que seja distribuída nos horários de cada refeição essencial. Dessa forma, será possível seguir os ensinamentos de Paulo Freire para se atingir uma sociedade plena e transformada pela educação.

Comentários: pequena dúvida aqui sobre o detalhamento. Descrição de Agente pode ser categorizado como detalhamento? Não sou especialista, por isso peço uma ajuda nesse aspecto. De toda forma, vou considerar que pode ser levado como detalhamento. Fora isso, tudo em ordem.

C1: 180 ( Por causa daquele lance do "explicita". Estava pensando em relevar, mas é algo que realmente da um travamento desagradável(mesmo que não tão grande) na leitura.
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200

Nota: 980
Ótima redação!! :D
Olá! Muito obrigada pela correção!
Obrigada também pelos elogios, me anima muito para continuar escrevendo! É muito satisfatório quando chegamos em um ponto que parece o correto. Agora é seguir fazendo da mesma forma, né? Haha
Veja, não sei se o "explicita" está errado, mas relendo aqui percebo que realmente quebra um pouco o raciocínio! Teria ficado melhor se não tivesse sido colocado ali. De toda forma, isso não me tiraria ponto na C1, e sim na C4, competência que trata da fluidez entre orações e parágrafos.

Sobre o detalhamento: serve sim. O detalhamento é uma característica que pode ser atribuída a qualquer um dos 5 elementos. É mais comumente utilizado para ação ou modo/meio, mas serve para todos (li isso na cartilha da C5 do corretor de redação do ENEM, material disponibilizado aqui mesmo na plataforma).

Mais uma vez, obrigada pela gentileza em me ajudar! 💕🐰

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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