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Por Jaq
#58099
Desde o iluminismo entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se trata da mobilidade urbana no país, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática está particularmente ligada à realidade atual.
Enquanto a população cresce, a infraestrutura segue estagnada no mesmo lugar. Boa parte das cidades surgiram na época em que não havia carros nas ruas e as necessidades de mobilidade eram outras. Diante disso, é comum encontrar vias muito estreitas, com falta de espaço para incluir uma ciclovia ou até mesmo uma faixa de pedestres.
Enfrentar o trânsito de uma cidade com a visível carência de boa mobilidade urbana, pode custar caro e colocar em risco a vida de muitas pessoas, que muitas vezes estão saindo de suas casas para trabalhar e levar o sustento de suas famílias. Sendo assim, nos tornamos vulneráveis pelo simples fato de precisar transitar em uma via pública.
Dado isso, é essencial a reivindicação de soluções para esse problema. Cabe aos governadores do país e das cidades, visar o bem-estar de suas populações que pagam devidamente seus impostos, fazendo assim, com que as dificuldades de locomoção enfrentadas pelos mesmos se façam amenizadas e solucionadas. Talvez dessa forma a sociedade brasileira possa transformar os ideais iluministas em prática, e não apenas em teoria.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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