Em primeira análise, é evidente que os impactos na floresta tropical desenvolveu problemas ao meio ambiente e também aos povos indígenas que lá habituam, sendo como principal causador a ação do ser humano, que desmata e contribuir para as queimadas aumentando a liberação de CO2 na atmosfera, ajudando assim a potencialização da chuva ácida que desgasta o solo e os recursos existentes. Tal como, é representado no documentário " saving the Amazon " que é fundamental para a fala e representatividade as tribos indígenas que estão contidas na floresta, ressaltando a importância de preserva-la e garantir a estabilidade do meio ambiente. Dessa forma, é inaceitável que a ação da humanidade continue afetando esse espaço.
Além disso, é visível que no documentário " cowsperacy: o segredo da sustentabilidade " comprova que a instalação das máquinas industriais na sociedade contemporânea gerou um desequilíbrio por meio da indústria agropecuária, fazendo com que tornasse o corpo coletivo consumista gerando impactos consideráveis no planeta. Isto é, os indivíduos se transfigurou em seres materialistas, isso por causa da influência por parte das indústrias agropecuárias que utilizam recursos naturais para garantir sua riqueza. Porém, sem a preocupação que os objetos utilizados podem causar. Exemplificando, os carros e fábricas que favorecem para as mudanças climáticas prejudicando o planeta terra e a comunidade como um todo. Dessa maneira é essencial rever os hábitos para que a Amazônia possa ser preservada e habitável.
Portanto, providências são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o (MEC) ministério da educação ligamente com o Governo Federal desenvolva palestras em escolas, para alunos do Ensino médio e fundamental. Com o objetivo de ajudar a mudar seus hábitos e consumo para diminuir as mudanças climáticas. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios, com a proposta de trazer mais clareza sobre o cuidado e preservação da máquina de chuva na Amazônia e alcançar um público maior dessa forma, a comunidade brasileira faz a diferença, pois, como Charles Chaplin dizia: " a persistência é o caminho do êxito ".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.