• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por SaraMuniz
#63173
Cristianismo, islamismo, hinduísmo, budismo. Cada religião caracteriza uma cultura e ajuda cada qual a enfrentar suas contradições existenciais. Porém, um conflito se manisfesta à medida que um grupo não fornece ao outro o exercício da liberdade de escolha, tornando-se intolerante, autoritário e violento.
A intolerância se alimenta de preconceitos, têm várias faces e vem se fazendo presente em diversas épocas e territórios. Em abril de 2015, um grupo de imigrantes muçulmanos foi preso na Itália por jogar 12 cristãos ao mar. O sectarismo religioso desencadeia tragédias, como depredamento de casas, espancamento de pessoas e até assassinatos, causando prejuízos à sociedade.
Para Voltaire, a intolerância religiosa tem como principal fundamento a busca pelo poder; logo, cada uma quer se impor como dominante e fazer valer suas crenças e costumes. O documentário Intolerância Religiosa - A ameaça à paz, aborda o conflito gerado pela incompreensão para com os Terreiros de Candomblé. Os praticantes são taxados de ignorantes, feiticistas, e demoníacos, o que nos mostra que a história da humanidade se relaciona com sua incapacidade de conviver com o diferente.
Pelo exposto, podemos concluir que o desconhecimento das características da religião do outro é o que leva ao preconceito. Abrir espaços em escolas, universidades e outros lugares educacionais para palestras e até mesmo a própria presença de um representante de diversas religiões, seria uma proposta para incentivar a reflexão sobre o tema nos indivíduos de diferentes crenças.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM